Análise das relações municipais de medicamentos essenciais do estado de São Paulo
Analysis of municipal lists of essential medicines of the state of São Paulo
Espaç. saúde (Online); 18 (2), 2017
Publication year: 2017
Objetivo:
Analisar as Relações Municipais de Medicamentos Essenciais (Remumes) do estado de São Paulo e estimar a prevalência dos grupos de medicamentos.Métodos:
Trata-se de um estudo transversal realizado com 17 Remumes dos municípios sede dos Departamentos Regionais de Saúde (DRS) e 24 Remumes de municípios do DRS XIII do estado de São Paulo. Verificaram-se dados sobre os medicamentos de acordo com o primeiro nível da classificação Anatomical Therapeutic Chemical.Resultados:
Os municípios sedes apresentaram entre 128 (Piracicaba) e 396 (Santos) medicamentos listados, com média de 272,3 (DP=71,1) medicamentos. Os municípios da DRS XIII apresentaram entre 32 (Luiz Antônio) e 403 (Cássia dos Coqueiros) medicamentos, com média de 198 (DP=111,4). Predominaram os medicamentos que atuavam no sistema nervoso seguidos pelos cardiovasculares e anti-infecciosos sistêmicos.Conclusões:
As Remumes mostraram elevada variação no número de medicamentos e grupos farmacológicos e a necessidade de qualificação da assistência farmacêutica municipal (AU).
To analyze the Municipal Lists of Essential Medicines (Remumes) of the state of São Paulo,
and to estimate the prevalence of medicines groups.