Rev Rene (Online); 19 (), 2018
Publication year: 2018
Objetivo:
compreender a visão de docentes de cursos de enfermagem sobre os desafios enfrentados no processo de reconstrução curricular. Métodos:
pesquisa qualitativa com 21 docentes enfermeiros de seis Instituiçõesde Ensino Superior. A análise dos dados fez-se pela técnica da hermêutica e dialética. Resultados:
ocorrem dificuldades na reorganização curricular em relação à capacitação docente conforme as novas exigências sociais e à falta de integração das diferentes áreas do conhecimento. Há ainda, agravantes, como as lacunas de conhecimento do ensino médio, o distanciamento entre formação e mundo do trabalho e o desinteresse em ser enfermeiro. Conclusão:
na visão dos docentes há movimento positivo para organização curricular, embora destacados desafios para a formação do enfermeiro, como falta de capacitação dos docentes para o enfrentamento de propostas inovadoras, distanciamento entre o mundo do trabalho e o processo de formação, pouca valorização social da profissão e baixa qualidade do ensino fundamental e médio brasileiro. (AU)