Percepções de uma equipe de saúde mental sobre o comportamento suicida
Mental health staff's perceptions about suicidal behavior
Gerais (Univ. Fed. Juiz Fora); 9 (1), 2016
Publication year: 2016
Buscou-se conhecer a formação, a conduta e as reações emocionais dos profissionais de saúde mental frente ao comportamento suicida. Foram conduzidas entrevistas semiestruturadas individuais com nove profissionais.
As informações foram submetidas à análise de conteúdo temática e deram origem às categorias:
formação da equipe, condutas, e reações emocionais da equipe frente ao comportamento suicida. Verificou-se que o desconforto emocional foi relatado com maior frequência pelos participantes deste estudo, bem como percepções de déficits na formação acadêmica para lidar com o comportamento suicida. Quanto ao manejo, a conduta adotada pela equipe está de acordo com os manuais que orientam como lidar com essas situações. Conclui-se que os conhecimentos, as práticas e as reações emocionais dos profissionais estão relacionados quando se trata do comportamento suicida. O déficit na formação pode contribuir para o desconforto emocional vivenciado pela equipe, além de limitar o repertório de estratégias para lidar com pacientes de risco
The aim of this study was to identify the academic background, demeanor, and emotional reaction of mental health professionals regarding suicide. Individual, semi-structured interviews were carried out with nine professionals.