A universalização dos direitos e a promoção da equidade: o caso da saúde da população negra
The universalization of rights and the promotion of equity: the case of the health of the black population
Ciênc. Saúde Colet. (Impr.); 22 (12), 2017
Publication year: 2017
Resumo Este artigo toma o campo saúde da população negra como objeto para problematizar algumas tensões e possibilidades existentes em torno da operacionalização dos conceitos de universalidade e equidade nas polÃticas públicas e no debate sobre o direito à cidade.
A pergunta que o mobiliza é:
como articular a busca pela universalização dos direitos com as demandas requeridas por grupos especÃficos em uma sociedade desigual. Para respondê-la, o autor examina os debates e as resistências em torno da institucionalização da PolÃtica Nacional de Saúde Integral da População Negra e a sua relação com as prerrogativas do Sistema Único de Saúde. O resultado é a crÃtica à s polarizações universalização/focalização e reconhecimento/distribuição e o apontamento à uma abordagem dialética dessas categorias que considere a mediação entre singularidade, particularidade e universalidade.
Abstract This article takes the field of "health of the black population" as an object to problematize some tensions and possibilities existing around the operationalization of the concepts of universality and equity in public policies and no debate about the right to the city.