Board games: gerotechnology in nursing care practice
Juego de tablero: una tecnología gerontológica en la clínica de la atención de enfermería
Jogo de tabuleiro: uma gerontotecnologia na clínica do cuidado de enfermagem

Rev. bras. enferm; 71 (supl.2), 2018
Publication year: 2018

ABSTRACT Objective:

To create a board game as a form of gerotechnology to promote active and healthy aging.

Method:

This was a qualitative, convergent care study conducted with 32 older adults. Individual interviews, creativity and sensitivity techniques, group discussions, and participant observations guided by Paulo Freire's theoretical framework of problematization were used to produce data. The participants and researchers assessed the entire production process at the end of the study, after the gerotechnology was implemented in the groups. French discourse analysis was adopted.

Results:

Patented under registration no. BR 1020160107725, the game was created as a technological product based on the discussions with older adults, considering the conceptions, knowledge and practices shared by them about aging.

Final considerations:

The gerotechnology implemented in clinical nursing practices functioned as a playful resource to exercise self-determination and independence among older adults, boosting memory, self-esteem, socialization processes, exchanging experiences and shared learning.

RESUMEN Objetivo:

Crear un juego de tablero como tecnología gerontológica orientada a promover el envejecimiento activo y saludable.

Método:

Investigación cualitativa, convergente asistencial, con 32 ancianos. Datos generados por entrevistas individuales, técnicas de creatividad y sensibilidad, discusión grupal y observación participante, orientada por referencial teórico de problematización de Paulo Freire. La evaluación de los participantes e investigadora sobre todo el proceso de producción ocurrió en última etapa posterior a implementación de la tecnología gerontológica en los grupos. Se adoptó análisis del discurso francés.

Resultados:

El juego, patentado bajo registro BR 1020160107725, fue elaborado como producto tecnológico partiendo de discusiones mantenidas con los ancianos, considerando compartir concepciones, saberes y prácticas sobre envejecimiento.

Consideraciones finales:

La tecnología gerontológica implementada en la clínica de atención de enfermería actuó como elemento lúdico para ejercicio de autodeterminación e independencia del anciano, potenciador de memoria, autoestima, procesos de socialización, intercambio de experiencias y aprendizaje compartido.

RESUMO Objetivo:

criar um jogo de tabuleiro como gerontotecnologia voltada à promoção do envelhecimento ativo e saudável.

Método:

pesquisa qualitativa, convergente assistencial, com 32 idosos. Os dados foram produzidos por entrevistas individuais, técnicas de criatividade e sensibilidade, discussão em grupo e observação participante norteadas pelo referencial teórico da problematização de Paulo Freire. A avaliação pelos participantes e pela pesquisadora de todo o processo de produção ocorreu na última etapa, após a implementação da gerontotecnologia nos grupos. Adotou-se análise de discurso francesa.

Resultados:

o jogo, patenteado sob o registro BR 1020160107725, foi elaborado como produto tecnológico a partir das discussões havidas com os idosos, considerando-se o compartilhamento de suas concepções, seus saberes e suas práticas sobre o envelhecimento.

Considerações finais:

a gerontotecnologia implementada na clínica do cuidado de enfermagem agiu como elemento lúdico no exercício da autodeterminação e independência do idoso, como potencializador de memória, autoestima, processos de socialização, trocas de experiências e aprendizagem compartilhada.

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