Significados da velhice e expectativas de futuro sob a ótica de idosos
Meanings of old age and expectations for the future from the perspective of the elderly
Geriatr., Gerontol. Aging (Online); 12 (1), 2018
Publication year: 2018
Objetivou-se compreender os diferentes significados da velhice e as expectativas de futuro dos idosos. A pesquisa, qualitativa de caráter descritivo, foi desenvolvida em Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, com 34 idosos que frequentam grupos de convivência localizados no município.
A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada abordando os seguintes questionamentos:
como esses idosos enxergam a velhice e quais são suas expectativas para o futuro? Da análise do material emergiram duas categorias temáticas: “Significados atribuídos à velhice” e “Expectativas de futuro”. Os resultados da pesquisa evidenciaram que as percepções dos idosos sobre a velhice são constantemente influenciadas pelas experiências individuais durante o processo de envelhecimento, e que a tríade velhice-saúde-doença, na maioria das vezes, é o que mais influencia nas respostas. Espera-se que este estudo sirva de subsídio para o desenvolvimento de outras pesquisas contemplando a ótica da população idosa a respeito do próprio processo de envelhecimento, e que tragam conhecimentos que possam ser convertidos em benefícios aplicados a esse público, tanto aos idosos que frequentam grupos de convivência quanto aos demais.
The purpose of this study was to understand the different meanings attributed by older adults to old age and their expectations for the future. This was a qualitative descriptive study of 34 older adults involved in senior activities in the urban area of Pau dos Ferros, a municipality located in the state of Rio Grande do Norte, northeastern Brazil. Using a semi-structured interview, the participants were asked about their perceptions of old age and expectations for the future.