Jogo para auxílio ao ensino de tabuada principalmente para crianças com TDAH
Game to aid teaching multiplication tables specially for children with ADHD
Juego para ayudar a enseñar las tablas de multiplicar principalmente para los niños con TDAH
J. health inform; 8 (supl.I), 2016
Publication year: 2016
O aprendizado da tabuada é de extrema importância para os alunos do ensino fundamental e por muitas vezes o aprendizado desse conteúdo é algo mecânico e desgastante, dificultando seu entendimento por parte dos alunos, principalmente para aqueles com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Os jogos digitais são propícios para o ensino da tabuada, pois reúnem todas as características positivas que o aprendizado deve conter como serem atraentes, conter desafios, e ter interatividade. Neste trabalho foi desenvolvido um jogo para o auxílio ao ensino de tabuada para os alunos do ensino fundamental. O aplicativo desenvolvido pode ser utilizado em equipamentos móveis e fixos. Foi validado por educadores e especialistas da área educacional e programadores da área de engenharia biomédica; e aplicado com sucesso em um grupo experimental e controle de crianças de dois colégios para se aferir a eficiência do jogo virtual, através do desempenho escolar no conteúdo especifico tabuada.
Learning the multiplication tables is extremely important for elementary school students and often learning of this content is mechanical and exhausting, hindering their understanding by the students, especially for those with attention deficit hyperactivity disorder (ADHD). Digital games are suitable for teaching the multiplication tables, it gathers all the positive characteristics that learning should include how to be attractive, contain challenges, and have interactivity. This work developed a game for the aid to the multiplication table of education for elementary school students. The developed application can be used in mobile and non- mobile devices. It was validated by educators and specialists in the field of education and programmers in the field of biomedical engineering, and applied with success in an experimental and control groups of children from two schools to be assess the efficiency of the virtual game, through the school performance in specific content multiplication tables.