Persistência de dados clínicos baseados na modelagem multinível: uma revisão
Clinical data persistence based on multilevel modeling: a review
J. health inform; 8 (supl.I), 2016
Publication year: 2016
Sistemas de Informação em Saúde persistem Registros Eletrônicos de Saúde a partir da definição de como os dados devem ser armazenados e recuperados. Devido ao desenvolvimento de estratégias que empregam a separação entre informação e conhecimento (modelagem multinível), faz-se necessário explorar pesquisas relacionadas à persistência de dados.
OBJETIVOS:
Investigar o estado da arte referente ao armazenamento e recuperação de dados clínicos baseados na modelagem multinível.MÉTODOS:
Revisão sistemática da literatura, envolvendo: requisitos de qualidade para persistência, mapeamento de modelos de banco de dados, descrição e avaliação da camada de persistência e detalhamento de benchmarks.RESULTADOS:
De 843 artigos encontrados, 45 foram incluídos, mas apenas 20 apresentaram dados relevantes.CONCLUSÃO:
Em geral, o desenvolvimento de sistemas de saúde multiníveis é orientado por requisitos de desempenho e espaço, contudo as avaliações são centradas no desempenho de consultas. Poucos estudos apresentam estratégias de mapeamento de banco de dados e benchmarks significantes.
Health Information Systems persist Electronic Health Records according to the definition of how data must be stored and retrieved. Due to the development of strategies that employ the separation between information and knowledge (multilevel modeling), it is necessary to explore researches related to data persistence.