Análise dos fatores de risco para síndrome da apnéia obstrutiva do sono (SAOS) em motoristas de caminhão
Analysis of risk factors for obstructive sleep apnea syndrome (OSAS) in truck drivers

Rev. Ciênc. Méd. Biol. (Impr.); 17 (1), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

verificar quais os fatores de risco relacionados à SAOS e sua associação com a chance de desenvolvê-la em motoristas de caminhão.

Metodologia:

foi realizado um estudo quantitativo, transversal e descritivo. A coleta de dados foi precedida do TCLE, questionário sintomatológico, questionário de Berlim e medidas antropométricas. A associação foi verificada pelo teste qui-quadrado de Pearson e pela análise de regressão logística univariada e multivariada.

Resultado:

a população constituiu-se de caminhoneiros de três empresas de transporte de cargas da cidade de Campina Grande-PB (n = 65). Detectou-se alteração em pressão arterial (PA), circunferência do pescoço (CP), circunferência abdominal (CA) e IMC em grande parte da população com grande prevalência de obesidade. Verificou-se, a partir do teste qui-quadrado, associação (p < 0,05) entre o risco de desenvolver SAOS, sono durante o dia, tabagismo, CP, CA e IMC. Além disso, foi observado, a partir da análise de regressão que PA diastólica ≥ 90 mmHg, CP ≥ 42 cm, CA ≥ 102 cm e IMC ≥ 30 estavam relacionados com maior propensão à desenvolver SAOS.

Conclusão:

a população estudada apresentou fatores de risco que podem interferir na qualidade de vida e em atividades laborais

More related