Relato de caso: pancreatite biliar associada ao uso de tigeciclina em idosa
Case report: biliary pancreatitis associated with the use of tigecycline in elderly woman

Rev. Ciênc. Méd. Biol. (Impr.); 17 (1), 2018
Publication year: 2018

Introdução:

a tigeciclina é a primeira glicilciclina aprovada para uso clínico. Possui indicação para o tratamento de infecções complicadas de pele e partes moles, infecções intra-abdominais complicadas causados por microrganismos gram-positivos, gram-negativos e anaeróbios sensíveis. A pancreatite induzida por tigeciclina tem sido recentemente relatada como reação adversa.

Relato de caso:

trata-se de caso de pancreatite aguda provavelmente induzida por tigeciclina em uma mulher de 72 anos admitida devido a pé de diabético. A paciente passou a apresentar sintomatologia e alterações laboratoriais três dias após o início do tratamento com o agente, sendo diagnosticada com pancreatite biliar induzida por tigeciclina.

Discussão:

a pancreatite aguda medicamentosa apresenta incidência entre 0,1-2% mas ainda há pouca literatura acerca da pancreatite induzida por tigeciclina. Na paciente em questão, o diagnóstico foi reforçado mediante análise de causalidade com o algorítmo de Naranjo indicando relação causal provável para tigeciclina (score=7). Segundo a literatura, a pancreatite induzida pela tigeciclina é de início rápido e os sintomas desaparecem gradualmente após a suspensão do tratamento, conforme detectado no caso relatado.

Conclusão:

pancreatite aguda induzida por tigeciclina ainda é considerado um raro fenômeno, sendo necessária sua investigação, notificação e divulgação

More related