Rev Rene (Online); 19 (), 2018
Publication year: 2018
Objetivo:
analisar evidências científicas que abordem fatores associados a um impacto na qualidade de vida de pacientes submetidos à revascularização miocárdica. Métodos:
revisão integrativa, realizada nas bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online/Pubmed, Web of Science, Scopus, Science Direct, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Scientific Electronic Library Online. Resultados:
selecionados oito estudos, predominando os coorte prospectivos, publicados nos anos de 2003 a 2013. A piora na qualidade de vida foi determinada pelos instrumentos Medical Outcomes Short-Form-36 Health Survey - SF-36 e Item Health Survey - RAND-36, e os fatores de impacto foram: idade >75 anos, sexo feminino, história prévia de infarto do miocárdio ou angina de peito e associação de comorbidades como diabetes mellitus e depressão. Conclusão:
fatores como extremo de idade e sexo feminino se destacaram na piora da qualidade de vida de pacientes submetidos à revascularização do miocárdio.(AU)