Prevalência de atipias de significado indeterminado e sua relação com o papilomavírus em uma população de Caxias do Sul
Prevalence of atypias of indetermined meaning and its relationship with papilomavirus in a population of Caxias do Sul

Rev. bras. anal. clin; 50 (2), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

Analisar a prevalência dos resultados positivos para ASC em uma população da rede privada em Caxias do Sul e sua associação com o HPV.

Métodos:

Foram analisados resultados de exames citopatológicos do colo uterino no período de 2015 a 2017. Para presença de HPV foram avaliados os resultados histopatológicos da biópsia e de biologia molecular por reação em cadeia polimerase (PCR).

Resultados:

A prevalência de ASC foi de 2,48%, sendo que 58% das pacientes realizaram seguimento. A histopatologia mostrou prevalência de HPV, associado às lesões cervicais em 46,4% e 59,4% para ASC-US e ASC-H respectivamente. A prevalência de HPV no teste de PCR foi de 30,4%, sendo os subtipos mais prevalentes o HPV16 e 18.

Conclusão:

O percentual de exames de ASC em uma população de Caxias do Sul mostrou-se dentro dos valores adequados. Na histopatologia houve uma maior associação de ASC-H com lesões de alto grau e presença de HPV. Isso mostra a necessidade e a importância do seguimento das pacientes com resultados de ASC, principalmente para ASC-H.

More related