Políticas de Saúde de adolescentes e jovens no contexto luso-brasileiro: especificidades e aproximações
Adolescent and youth health policies in the Portuguese-Brazilian context: specificities and approximations
Ciênc. Saúde Colet. (Impr.); 23 (9), 2018
Publication year: 2018
Resumo O objetivo deste artigo é caracterizar a produção científica sobre políticas e programas de saúde de adolescentes no Brasil e em Portugal no período 2010-2017. Estudo de revisão da literatura, baseado no método de "Scoping Review".
A questão de investigação:
como se caracteriza a produção científica sobre políticas e programas de saúde de adolescentes do Brasil e de Portugal? As buscas foram realizadas no mês de outubro de 2017, nas plataformas BVS, EBSCO e Google Acadêmico. Foram selecionados 22 estudos, 17 brasileiros e 5 portugueses.Foram identificadas sete categorias temáticas transversais:
avaliação de políticas e programas; promoção e educação para a saúde; saúde mental; saúde sexual e reprodutiva; violência; saúde bucal e saúde nutricional. Conclui-se que, embora em contextos sociais distintos, as temáticas refletem áreas tradicionais de intervenção das políticas e programas, com exceção daquelas decorrentes do fenômeno da violência estrutural, marcadamente presente na realidade brasileira. Ainda, ausência de temáticas emergentes como identidades de gênero, fluxos migratórios e morbimortalidade por causas externas, revelando possível vazio assistencial das políticas e programas e um campo necessário a ser explorado.
Abstract Objective To characterize the scientific production on adolescent health policies and programs in Brazil and Portugal in the period 2010-2017. Method This is a literature review based on the Scoping Review method.