Predição de risco de lesão por pressão em pacientes de unidade de terapia intensiva: revisão integrativa
Predicción de riesgo de lesión por presión en pacientes de unidad de terapia intensiva: revisión integrativa
Pressure injury risk prediction in critical care patients: an integrative review
Texto & contexto enferm; 27 (3), 2018
Publication year: 2018
RESUMO Objetivo:
identificar os instrumentos que são utilizados para avaliar o risco de lesão por pressão em pacientes críticos adultos de unidade de terapia intensiva e analisar a capacidade preditiva dos mesmos.Método:
revisão integrativa observando-se os critérios para seleção dos estudos: avaliação do risco de lesão por pressão em pacientes internados em unidade de terapia intensiva de adultos por meio de escala ou índice; mensuração da capacidade preditiva do instrumento aplicado; idiomas inglês, português ou espanhol; período entre 1962 e 2016.Os descritores utilizados foram:
pressure ulcer ou pressure sores e risk assessment.As variáveis de interesse foram:
sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo, valor preditivo negativo e área sob a curva receiver operator characteristic.Resultados:
: foram identificadas 1032 publicações e deste total foram selecionados 13 estudos para análise. A predição do risco para lesão por pressão foi mensurada unicamente com escalas genéricas em sete dos 13 estudos. Nos estudos comparativos de escalas específicas de unidade de terapia intensiva com escalas genéricas, o valor preditivo negativo foi elevado e todos com área da curva receiver operator characteristic com valores acima de 0,700. Entre as escalas genéricas predominou a escala de Braden. Foram identificadas seis escalas que apresentaram boa capacidade preditiva para avaliar risco de lesão por pressão em pacientes de unidade de terapia intensiva.Conclusão:
: esta revisão revelou uma variedade de escalas preditivas, genéricas e específicas, que são utilizadas para avaliação de risco de lesão por pressão no paciente de unidade de terapia intensiva.
RESUMEN Objetivo identificar los instrumentos que se utilizan para evaluar el riesgo de lesión por presión en pacientes críticos adultos de unidad de terapia intensiva y analizar la capacidad predictiva de los mismos.