Cachorro-quente comercializado em vias públicas: análise microbiológica e higiênico-sanitária
Hot dog marketed on public roads: microbiological and hygienic sanitary analysis

RBAC. (Online); 50 (3), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

Verificar a presença de coliformes totais e termotolerantes e as condições higiênico-sanitárias em cachorro-quente comercializado em vias públicas centrais na cidade de Curitiba e Região Metropolitana por meio de análise microbiológica.

Métodos:

Trata-se de um estudo quantitativo, realizado com amostras de cachorro-quente comercializado em vias públicas centrais na cidade de Curitiba-PR e Região Metropolitana. Foram realizadas análises microbiológicas de 17 estabelecimentos de comércio ambulante, escolhidos por conveniência, e realizado um checklist adaptado de acordo com a RDC 216/2004 e CVS 5/2013, aplicado visualmente, para avaliação das condições higiênico-sanitárias.

Resultados:

Confirmou-se a presença de coliformes totais em todas as amostras. Foi verificado crescimento de coliformes totais acima de 300 UFC e de coliformes termotolerantes com 12 UFC para algumas amostras estudadas.

Conclusão:

As condições higiênico-sanitárias são deficitárias, portanto, é necessária a realização de programas de treinamento em segurança alimentar para os manipuladores de alimentos.

More related