Capacidade para o trabalho e envelhecimento funcional: análise Sistêmica da Literatura utilizando o PROKNOW-C (Knowledge Development Process - Constructivist)
Work ability and functional aging: a Systemic Analysis of the Literature using ProkNow-C (Knowledge Development Process - Constructivist)
Ciênc. Saúde Colet. (Impr.); 24 (1), 2019
Publication year: 2019
Resumo Dados do IBGE apontam que a população idosa do Brasil que era de 11%, em 2013, passará a ser de 33,7%, em 2060. Este processo de envelhecimento pode ser diagnosticado a partir da capacidade que o trabalhador dispõe para suas atividades laborais. Para realizar uma revisão de literatura sobre o tema, utilizou-se o PROKNOW-C, realizando a análise bibliométrica e sistêmica da literatura. Os resultados levaram a constituição de um portfólio com 29 artigos, destacando-se os periódicos de maior relevância, autores e palavras-chaves.
A análise sistêmica proporcionou importantes resultados:
a metodologia survey foi aplicada em 26 artigos; 21 estudos são cortes transversais; constatou-se que em 10 estudos a capacidade para o trabalho diminui com o avanço da idade e a prática de exercícios físicos foi associada positivamente com o ICT em 11 estudos. Os resultados confirmam que o ICT é um instrumento que permite diagnosticar a situação da vida laboral dos trabalhadores, e, em caso de baixos índices, a presença de um envelhecimento funcional precoce. O estudo possibilitou ressaltar a importância de avaliar aspectos da vida social do trabalhador, uma vez que estes fatores influenciam positiva ou negativamente na capacidade para o trabalho.
Abstract Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE) data indicate that the elderly population of Brazil numbering 11% in 2003, will attain 33.7% by 2060. This aging process can be diagnosed from the capability workers possess for their labor activities. ProKnow-C was used to conduct the review, carrying out bibliometric and systemic analysis of the literature on the subject. The results led to the compilation of a portfolio with 29 papers, highlighting the most relevant journals, authors and keywords.