Formando mediadores de argumentação: uma experiência de estágio docência
Argumentation tutor's formation: a teacher-assistant experience
Formando mediadores de argumentación: una experiencia de pasantía docencia

Psicol. esc. educ; 22 (3), 2018
Publication year: 2018

Este relato de prática profissional aborda a experiência de estágio docência na formação de monitores para uma disciplina intensamente argumentativa do curso de Psicologia. Esta disciplina é fundada em princípios que visam utilizar a argumentação como auxílio para construção do conhecimento e, também, como forma de incentivo ao desenvolvimento cognitivo dos estudantes envolvidos. Para que esta disciplina seja possível é preciso o treinamento de estudantes para desempenhar o papel de monitor que por um lado participaram ativamente como mediadores da construção do conhecimento e também como aqueles que instauram o discurso argumentativo em sala de aula. Nossa experiência nos diz da importância do treinamento dos monitores como uma forma de incentivar o uso de princípios da psicologia educacional dentro da sala de aula no ensino superior abrindo uma porta para que a sala de aula se torne um ambiente desafiador e propício para o desenvolvimento de habilidades cognitivas.
This professional practice report addresses the experience of teaching a tutor's formation training for a highly argumentative Psychology course. This discipline is based on principles that aim to use argumentation as an aid to the construction of knowledge and also as a way of encouraging the cognitive development of the students involved. For this discipline to be possible it is necessary to train students to play the role of tutor who on the one hand actively participated as knowledge construction mediator and also as those who enables argumentative discourse in classroom. Our experience tells us about the importance of monitors training as a way to encourage the use of principles of educational psychology within the classroom in higher education by opening the door for the classroom to become a challenging and conducive environment for the development of cognitive skills.
Este relato de práctica profesional aborda la experiencia de pasantía docente para la formación de monitores en una asignatura intensamente argumentativa de un curso de Psicología. Esta asignatura está fundada en principios que buscan utilizar la argumentación como herramienta para construcción del conocimiento y, también, como forma de incentivo al desarrollo cognitivo de los estudiantes involucrados. Para que esta asignatura sea posible se hace necesario el entrenamiento de estudiantes para desempeñar el papel de monitor que por un lado participen activamente como mediadores de la construcción del conocimiento y, también, como aquellos que introducen el discurso argumentativo en el aula de clase. Nuestra experiencia muestra la importancia del entrenamiento de los monitores como una forma de incentivar el uso de principios de la psicología educativa dentro del aula de clase en la enseñanza universitaria abriendo una puerta para que el aula de clase se convierta en un ambiente desafiador y provechoso para el desarrollo de habilidades cognitivas.

More related