A feitura do santo: percursos desenvolvimentais de médiuns em iniciação no candomblé
"a feitura do santo": itinerarios de desarollo de médiums en iniciación en el candomblé
"a feitura do santo": developmental courses of mediums in candomblé initiation

Psicol. soc. (Online); 30 (), 2018
Publication year: 2018

Resumo O objetivo deste estudo foi compreender os processos desenvolvimentais de pessoas que atuam como médiuns em comunidades de matrizes africanas. Participaram 12 médiuns que já realizaram a feitura do santo, ou seja, o processo de iniciação no candomblé. Foi empregado o modelo bioecológico em interface com a etnopsicologia. A feitura do santo proporciona remanejamentos identitários que interferem em outros microssistemas. O respeito extremo à hierarquia é valorizado e está associado à realização de obrigações, provendo saberes e experiências a serem compartilhados com o decorrer do tempo. Portanto, são diversas as transformações subjetivas que o processo de feitura do santo pode proporcionar e suas repercussões parecem extrapolar a vida do médium, promovendo o desenvolvimento daqueles com quem ele se relaciona.
Resumen El objetivo de este estudio fue comprender los procesos de desarrollo de personas que actúan como médiums en comunidades de matrices africanas. Participaron 12 médiums que ya realizaron la "feitura do santo", o sea, el proceso de iniciación en el Candomblé. Se empleó el modelo bioecológico en interfaz con la etnopsicología. La "feitura do santo" proporciona desplazamientos identitarios que interfieren en otros microsistemas. El respeto extremo a la jerarquía es valorado y está asociado a la realización de obligaciones, proveyendo saberes y experiencias a ser compartidos con el transcurrir del tiempo. Por lo tanto, son diversas las transformaciones subjetivas que el proceso de elaboración del santo puede proporcionar, y sus repercusiones parecen extrapolar la vida del médium, promoviendo el desarrollo de aquellos con quienes se relaciona.
Abstract The objective of this study was to comprehend the developmental processes of people who act as mediums in communities of African matrices. Twelve mediums who have already performed the process of the religious ceremony of initiation called feitura de santo in Candomblé participated. The bioecological model was used in interface with ethnopsychology. The religious ceremony of initiation called feitura de santo provides identity shifts that interfere with other microsystems. Extreme respect for the hierarchy is valued and associated with the fulfillment of obligations, providing knowledge and experience to be shared over time. Therefore, there are several subjective transformations that the process of feitura de santo can provide and its repercussions seem to extrapolate the life of the medium, promoting the development of those with whom he relates.

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