Rev Rene (Online); 19 (), 2018
Publication year: 2018
Objetivo:
avaliar a satisfação do paciente e suas experiências vivenciadas com o cuidado de enfermagem no pós-operatório de prostatectomia radical aberta. Métodos:
estudo transversal, realizado com 60 pacientes. Foram utilizados ficha de caracterização pessoal e clínica dos sujeitos e a versão brasileira do instrumento Newcastle Satisfaction with Nursing Scales. Realizada análise descritiva dos dados e de correlação das características dos pacientes com escores de satisfação e experiência do paciente. Resultados:
a satisfação dos pacientes e a vivência de experiências positivas com os cuidados de enfermagem no período pós-operatório foram relacionados principalmente ao papel educacional da equipe de enfermagem, habilidade de comunicação e respeito a privacidade. Pacientes que com hospitalização prévia em outra instituição apresentaram nível de satisfação maior comparado aos que não tiveram hospitalização anterior. Conclusão:
pacientes submetidos à prostatectomia radical aberta vivenciaram experiências positivas e demostraram alto nível de satisfação com o cuidado de enfermagem. (AU)