Prática Avançada de Enfermagem: uma análise conceitual
Práctica avanzada de enfermería: un análisis conceptual
Advanced practice nursing: a concept analysis
Acta Paul. Enferm. (Online); 31 (6), 2018
Publication year: 2018
Resumo Objetivo Analisar o conceito de Prática Avançada de Enfermagem e elucidar os elementos-chave: atributos, antecedentes e consequências. Métodos O referencial metodológico para o estudo foi o modelo de análise conceitual de Walker e Avant (2011), estruturado mediante uma revisão integrativa da literatura conduzida nos meses de maio e junho de 2017. A busca foi realizada nas bases de dados Scopus, PubMed, CINAHL, Web of Science, Science Direct, Cochrane e Lilacs, considerando estudos que trataram do termo e que foram publicados em português, inglês ou espanhol. Resultados A amostra foi composta por 33 estudos conduzidos em oito países entre os anos 2000 e 2016, sendo 56% publicado no quinquênio 2011-2016.
Foram identificados oito atributos:
Preparação educacional em nível de mestrado ou doutorado, e especialização em área clínica; Prática baseada em evidências; Habilidade de desenvolver raciocínio clínico e pensamento crítico; Alto nível de autonomia; Avaliação avançada e ampla; Liderança; Capacidades diagnóstica, gerencial e administrativa; Promoção do ensino às outras enfermeiras. Foram identificados os antecedentes e consequências e foi desenvolvida uma definição do conceito. Conclusão Diante da expansão da ideia de enfermagem avançada pelo mundo, particularmente na América Latina, recomendam-se outros estudos relacionados à Prática Avançada de Enfermagem. É necessária uma compreensão aprofundada das questões na prática de implementação no Brasil para ajudar a determinar o conceito futuro de PAE para o país. Este estudo contribui a essa compreensão ao definir o conceito de PAE com seus antecedentes, atributos e consequências.
Resumen Objetivo analizar el concepto de práctica avanzada de enfermería. Método La referencia metodológica para el estudio fue el modelo de análisis conceptual de Walker y Avant (2011), estructurado por una revisión integrativa de literatura realizada en mayo y junio de 2017. Se efectuaron búsquedas en las bases Scopus, PubMed, CINAHL, Web of Science, Science Direct, Cochrane y Lilacs, buscando estudios que abordaran el término, publicados en portugués, inglés o español. Resultados La muestra consistió en 33 estudios realizados en ocho países y datados entre 2000 y 2016, con un 56% publicado en el quinquenio 2011-2016.