O impacto da patência apical para o sucesso do tratamento endodôntico: uma revisão de literatura
The impact of apical patency for the success of endodontical treatment: a review of the literature
RFO UPF; 23 (3), 2018
Publication year: 2018
Objetivo:
analisar a importância da realização da patência apical durante o preparo químico-mecânico do sistema de canais radiculares, enfatizando os prós e contras do procedimento.Materiais e método:
foi realizada uma busca na base de dados PubMed e na Biblioteca Virtual em Saúde sobre o tema patência apical no contexto da terapia endodôntica. Foram incluídos nesta revisão 30 artigos, publicados no período de 1974 a 2018.Revisão de literatura:
a patência apical consiste na limpeza passiva do canal cementário sem ampliação da constrição apical, realizada com instrumentos finos e flexíveis, a fim de manter o forame apical livre de raspas de dentina, remanescentes pulpares e microrganismos. Tal manobra é indicada para dentes com necrose pulpar. Contudo, em dentes com polpa necrótica sem lesão perirradicular, em que há possibilidade de vitalidade do coto pulpar, ou em casos de biopulpectomia, esse procedimento não tem sido bem aceito, devido à preservação da vitalidade do coto pulpar ser muito importante para o reparo periapical.Considerações finais:
a etapa correspondente ao preparo químico-mecânico é de extrema importância para se ter êxito na intervenção endodôntica. Durante o preparo dos canais radiculares, o acúmulo de debris dentinários no terço apical pode gerar perda no comprimento de trabalho. Dessa forma, a patência apical impede que essa dentina seja compactada nesta porção do canal, o que favorece modelagem, desinfecção, irrigação e, posteriormente, obturação adequada dessa importante região do sistema de canais radiculares. (AU)
during the chemical-mechanical preparation of the root
canal system, emphasizing the pros and cons of this
procedure.