Uso do tabaco e dependência da nicotina entre universitários da área da saúde no interior de São Paulo
The use of tobacco and the nicotine dependency among students in the health care in the country side of São Paulo
Nursing (Ed. bras., Impr.); 22 (249), 2019
Publication year: 2019
Objetivo:
Identificar o quantitativo de estudantes da área da saúde que são tabagistas e avaliar o grau de dependência à nicotina pelos mesmos.Método:
Estudo exploratório, descritivo, de abordagem quantitativa, realizado com 217 universitários. Os dados foram coletados em 2017, por meio de aplicação de questionário semiestruturado e aplicação do Teste de Dependência à Nicotina de Fagerström.Resultados:
Dos 217 alunos participantes, 28 (13%) afirmaram possuir o hábito tabagista. Os maiores índices relacionados ao hábito tabagista compreendem ser homem, com idade entre 26 e 30 anos, homossexual, casado e sem filhos. A dependência à nicotina foi classificada como grau muito baixo para mais da metade dos participantes (61%), contudo, houveram estudantes classificados em todos os graus de dependência a essa substância.Conclusão:
É importante que as instituições de ensino superior criem e estabeleçam programas de promoção e prevenção à saúde a nível institucional, colaborando com a saúde dos estudantes matriculados.(AU)
To identify the quantity of the students in the health care that have the habit of smoking and evaluate the degree
of nicotine dependency of them.