Núcleo de educação permanente em região de municípios de pequeno/médio porte: desafios e potencialidades

Publication year: 2014
Theses and dissertations in Portugués presented to the Instituto de Saúde to obtain the academic title of Mestre. Leader: Trindade, Maria Ângela Bianconcini

Introdução:

A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) representa o esforço de tornar a rede pública de saúde uma rede de ensino-aprendizagem no exercício do trabalho. No Colegiado de Gestão Regional (CGR) de Itapetininga - DRS XVI - Sorocaba, a implantação da PNEPS teve início no ano de 2007 com a formação dos Núcleos de Educação Permanente (NEP) regionais. As propostas e ações podem ser verificados através dos Planos de Ação Regional de Educação Permanente em Saúde (PAREPS).

Objetivo:

Analisar o processo de implementação do NEP do CGR de Itapetininga.

Método:

Foi adotada a abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando as técnicas de entrevista e de análise documental. Análise documental foi realizada nos PAREPS da região no período analisado. Entrevistas semiestruturadas foram realizadas com sete participantes do NEP do CGR de Itapetininga para conhecer suas percepções a respeito do processo de implementação da PNEPS. As entrevistas foram gravadas e analisadas com a técnica da análise temática de conteúdo.

Resultados:

A partir do procedimento de análise, emergiram sete categorias: o conceito de Educação Permanente e sua dinamicidade; a forma de ingresso nos Núcleos de Educação Permanente; as atividades realizadas no ambiente de trabalho; as dificuldades enfrentadas na prática local; as sugestões para melhoria; a elaboração dos PAREPS: expectativas, resultados e potencialidades; as transformações pessoais oriundas do envolvimento com o processo.

Considerações finais:

A pesquisa mostrou que a implementação da PNEPS na região enfrenta dificuldades como: falta de tempo e formação para os articuladores de EPS, falta de apoio dos gestores e maior aproximação entre estado e municípios. Entretanto, há potencialidades observadas em: capacidade do estado em manter o NEP regional ativo por meio de seus representantes, a obrigatoriedade de elaborar e executar o PAREPS periodicamente e a existência de trabalhadores de saúde engajados na implementação do SUS e a PNEPS na região.

Potencial de aplicabilidade:

Haverá o retorno social dos resultados da pesquisa, a partir de uma apresentação com debate no NEP do CGR, visando ampliar as atividades em EP e, assim, contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento do SUS na região.

More related