Publication year: 2018
Theses and dissertations in Portugués presented to the Instituto de Saúde to obtain the academic title of Mestre. Leader: Trindade, Maria Ângela Bianconcini
Introdução:
Com o aumento da população vivendo nas ruas, em especial, nas grandes cidades, políticas para integra-la com equidade aos sistemas de saúde vem sendo desenvolvidas em todo o mundo, visando contemplar suas necessidades de saúde. No município de São Paulo, as pessoas em situação de rua também vem aumentando a cada ano e para facilitar o acesso e suprir as necessidades de saúde de população tão vulnerável, desde 2012 está sendo consolidado a estratégia de equipes de consultórios na rua.
Objetivo:
Analisar o processo de trabalho das equipes de consultório na rua, conhecendo as singularidades das ações entre elas e os desafios apontados pelo programa.
Método:
Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, através de entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo temático. Durante dois meses, foram entrevistados 28 profissionais das 14 equipes de CnaR atuantes na cidade de São Paulo.
Resultados e Discussão:
As equipes utilizam as mesmas ferramentas, atuam nas ruas, nas Unidades Básicas de Saúde e nas instituições sociais. Em algumas UBS, as equipes têm dificuldade em partilhar o processo de trabalho com profissionais dessas unidades. O território de ação influencia no planejamento do processo de trabalho, sendo relevantes questões como o número de pessoas em situação de rua, se elas estão circunscritas a um pequeno território, ou estão em zonas mais amplas, distribuídas em grupos menores, e também a tênue divisão de território entre as equipes. O trabalho em grupo foi considerado um elemento diferencial, facilitando o acesso e o vínculo no cuidado às pessoas em situação de rua.
Conclusões:
Este estudo sugere que o processo de trabalho desenvolvido por equipes de CnaR é de grande importância, trazendo benefícios tanto para o seu público-alvo como para os profissionais das equipes, além de contar com boa aceitação da população. Esse processo pode ser aprimorado por meio da transferência de conhecimento entre as equipes, da educação permanente e do apoio à gestão em conformidade com os desafios apontados, em especial no que diz respeito às relações intersetoriais.
Potencial de Aplicabilidade:
A divulgação desta pesquisa poderá estimular a discussão do processo de trabalho em equipes e gestores do CnaR, propondo novas ações e renovando o cuidado em saúde às pessoas em situação de rua, que em alta vulnerabilidade social constituem problema crescente e complexo de saúde pública.