Terapia de reposição volêmica realizada em vítimas de trauma em uma urgência de um hospital especializado na zona norte de Porto Alegre

Publication year: 2019
Theses and dissertations in Portugués presented to the Grupo Hospitalar Conceição - RIS to obtain the academic title of Especialista. Leader: Böes, Adilson Adair

OBJETIVO:

Conhecer o perfil dos pacientes adultos vítimas de trauma atendidos na emergência e submetidos à reposição volêmica; Verificar quais soluções mais utilizadas para reposição volêmica, o volume infundido e utilização de hemocomponentes; Conhecer o desfecho primário dos pacientes.

MÉTODO:

Estudo quantitativo, descritivo, transversal e prospectivo, realizado com usuários adultos vítimas de trauma, atendidos nas salas laranja e vermelha de uma emergência de um hospital especializado. Os dados foram coletados por meio de instrumento previamente elaborado e foi realizada análise estatística e descritiva.

RESULTADOS:

Dos usuários, 84,1% eram homens, 31,9% feridos por arma de fogo. Durante reposição volêmica inicial, 24,8% receberam cristalóides e 2,7% hemoderivados. Até seis horas de atendimento, 43,4% foram encaminhados ao bloco cirúrgico e 43,4% permaneceram na emergência.

CONCLUSÃO:

Destaca-se que usuários taquicárdicos e/ou politraumatizados permanecem menos tempo na emergência.

É utilizada proporção 1:

1 para transfusão de concentrado de hemácias e plasma. (AU)

More related