Publication year: 2013
Contexto:
As úlceras crônicas de membros inferiores representam um problema de saúde pública e um desafio para controle e tratamento. Os principais tipos de úlcera são as venosas, isquêmicas, de pressão e diabetes. Objetivos:
Determinar a efetividade e segurança da ozonioterapia no tratamento da úlcera crônica de membros inferiores Métodos: Revisão sistemática, segundo a metodologia da Colaboração Cochrane.
Foram incluídos apenas ensaios clínicos randomizados que testaram a ozonioterapia isolada ou associada comparada a placebo ou outra opção de tratamento ativo. Resultados principais:
A busca de literatura localizou 67 referencia, e destas apenas três estudos preencheram os critérios de inclusão, um de ozonioterapia em úlcera isquêmica e dois para úlceras diabéticas. Os estudos eram heterogêneos no modo de aplicação da terapia com ozônio, numero de sessões, duração do tratamento, e descrição de desfechos, impossibilitando a realização de metanálises. Conclusões:
Existem evidências de baixa qualidade metodológica que o tratamento com ozônio pode ser efetivo e seguro no tratamento de úlceras crônicas de MMII relacionadas à diabetes e a insuficiência arterial periférica. Não foram localizadas evidências sobre a efetividade da ozonioterapia no tratamento de
úlceras venosas.