Universidade, cidade e saúde: planejamento institucional sustentável em contexto urbano consolidado
University, city and health sustainable institutional planning in consolidated urban context
Publication year: 2019
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Saúde Ambiental to obtain the academic title of Mestre. Leader: Günther, Wanda Maria Risso
Como a universidade, a cidade e a saúde se relacionam através do planejamento institucional foi investigado tendo como objeto de estudo, o Plano Diretor de Infraestrutura (PDInfra) do Campus São Paulo (CSP) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Problema:
Como planejar as atividades e infraestrutura da universidade almejando a sustentabilidade? Objetivo: Realizar uma análise interdisciplinar e crítica de quais propostas do planejamento do CSP da Unifesp contribuem efetivamente para o desenvolvimento sustentável, nos aspectos institucionais, urbanísticos e de saúde ambiental, contextualizada com a implantação física no Município de São Paulo. Como objetivos específicos, busca-se identificar os instrumentos de planejamento de universidades adequadas à sustentabilidade e que permitam integração da universidade com a cidade e identificar, por meio do diagnóstico de gerenciamento de resíduos sólidos, componentes do metabolismo urbano que podem contribuir para melhorias no fluxo de materiais e outros processos.Métodos:
Analisar o escopo dos planos e instrumentos destes que permitam visualizar possibilidades de integração com a cidade e caracterizar as propostas. Analisar o metabolismo urbano da universidade por meio dos dados do diagnóstico do gerenciamento de resíduos sólidos. Analisar o PDInfra do ponto de vista dos "pontos de alavancagem".Resultados:
Panorama dos instrumentos de planejamento das universidades federais selecionadas, permitindo comparação entre metodologias e procedimentos que as universidades adotam no planejamento institucional. Caracterização das propostas e valores desenvolvidos nos planos institucionais que considerem interfaces com a cidade. Com os dados do estudo de caso, formula-se balanço de entradas e saídas, diagrama de fluxo, mapas e indicadores. Também são identificados pontos de intervenção no sistema mais efetivos que o plano diretor pode aplicar esforços.Conclusões:
O PDInfra ao incorporar o diagnóstico de gerenciamento de resíduos sólidos no planejamento aliado a um processo participativo, procedimento inédito entre os planos levantados, introduz a promoção da saúde por fatores não médicos às propostas institucionais, contemplando as dimensões ambientais e comportamentais dos determinantes sociais da saúde. O plano diretor é o tipo utilizado para planejamento institucional com maior potencial de direcionar ações, procedimentos e projetos arquitetônicos e urbanísticos voltados à sustentabilidade, embora ainda seja pouco utilizado pelas universidades federais e possa incluir novos instrumentos como as análises de metabolismo urbano, dependendo das especificidades da instituição.
The way that university, city and public health are related through institutional planning is the main subject of the Infrastructure Masterplan (PDInfra) of Campus São Paulo (CSP) of Federal University of São Paulo (Unifesp) case study.