Estudo conformacional e modulação da proteína NF-κB na via de sinalização de processos inflamatórios produzidos pelo complexo Mycobacterium tuberculosis (MTC)

Publication year: 2019
Theses and dissertations in Portugués presented to the Instituto Oswaldo Cruz to obtain the academic title of Doutor. Leader: Caffarena, Ernesto Raul

A tuberculose é uma das doenças infecciosas que mais mata em todo o mundo e é causada por micobactérias do complexo Mycobacterium tuberculosis (MTC). A infecção desencadeia um processo inflamatório que leva à ativação de diversas vias celulares dependentes do fator nuclear kappa B (NF-κB), sendo este um fator transcricional que desempenha um papel fundamental na transcrição de mediadores inflamatórios. A terapia utilizada para o tratamento da tuberculose apresenta efeitos adversos agressivos ao paciente, levando à descontinuidade do tratamento e consequentemente ao surgimento de cepas resistentes. O estudo de novos compostos que atuem também sobre o sistema imune do paciente, auxiliando na contenção da infecção e resolução da inflamação, é indispensável. Como objetivo geral se propõe a análise do comportamento estrutural, dinâmico e modulador do NF-κB na presença da substância Tiofenoacetamida (TAA)
Essa substância demonstrou atividade inibitória contra o M. tuberculosis e foi revelado que se liga no NF-κB, conforme os estudos in vitro. O estudo foi conduzido por meio de simulações de docagem molecular e simulações de dinâmica molecular. Essas metodologias são fundamentais no planejamento racional de fármacos dado que oferecem informação estrutural sobre o reconhecimento molecular de complexos receptor-ligante. Os resultados obtidos nos permitem inferir que a ligação do TAA na subunidade p65, com e sem DNA, influencia na ligação com o DNA na região de contato. As simulações de dinâmica molecular indicaram que o TAA interfere no comportamento dinâmico do NF-κB, tanto na ausência/presença do DNA. Além disso, foi observado que houve comprometimento dos pares de bases no sistema NF-κB-DNA-TAAp65, sugerindo que a expressão gênica fica prejudicada. O TAA apresenta-se como um potencial inibidor do NF-κB. (AU)

More related