Correlação entre fadiga e performance em paciente oncológicos internados em um hospital de grande porte

Publication year: 2019
Theses and dissertations in Portugués presented to the Grupo Hospitalar Conceição - RIS to obtain the academic title of Especialista. Leader:

Introdução:

A Fadiga relacionada ao câncer (FRC) é um sintoma comum e tratável que interfere em diversos aspectos da qualidade de vida. Caracteriza-se por uma sensação difusa e persistente de cansaço não aliviado com o repouso e estima-se que 60 a 90% dos pacientes apresentem fadiga (6). A alta ocorrência de fadiga pode comprometer a performance dos pacientes, e uma forma de avaliação é através do índice de Karnofsky que descreve os níveis crescentes de atividade e independência.

Objetivo:

Correlacionar o índice de fadiga através da Escala de Piper-Revisada com o nível de performance funcional através da Escala de Karnofsky em paciente com doença maligna hematológica.

Materiais e Métodos:

Estudo de coorte observacional descritivo quantitativo, do qual participaram 20 indivíduos.

O estudo foi desenvolvido em 2 fases:

(1) primeira avaliação – durante a internação; (2) segunda avaliação – Alta Hospitalar. Os indivíduos foram avaliados pelo índice de Karnofsky e Escala de Fadiga de Piper-revisada.

Resultados:

Observamos uma correlação na admissão inversamente proporcional rs -.556 p=0,01, sendo que quanto menor a prevalência de fadiga, maior o grau de performance dos sujeitos avaliados. Na alta hospitalar, a correlação mostrou-se ainda mais expressiva rs -.634 p=0,03.

Conclusão:

O índice de fadiga afeta diretamente o grau de performance dos indivíduos. (AU)

More related