Tratamento de pacientes com infecção crônica pelo genótipo 1 do vírus da hepatite C com interferon peguilado e ribavirina: a experiência da Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul

Publication year: 2006
Theses and dissertations in Portugués presented to the Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre to obtain the academic title of Doutor. Leader: Mattos, Angelo Alves de

A infecção pelo virus da hepatite C (HCV) é atualmente considerada como um problema de saúde pública. Este estudo visa avaliar a resposta sustentada ao tratamento de pacientes com hepatite crônica pelo genótipo 1 do HCV no âmbito de um programa desenvolvido na Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul. É um estudo de coorte misto, onde foram revisados os processos/prontuários administrativos de tratamento de pacientes com hepatite crônica C através da administração de interferon peguilado associado à ribavirina.

O esquema de tratamento disponibilizado é o que segue:

interferon peguilado alfa-2a 180 mcg ou interferon peguilado alfa-2b na dose 1,5 mcg/kg administrados via subcutânea uma vez por semana, mais ribavirina 1000 mg/dia para pacientes com menos de 75 kg ou 1250 mg/dia para pacientes com 75 kg ou mais, por um período de 48 semanas. Não havendo a Resposta Virológica Precoce (RVP) o tratamento era interrompido. O nível de significância adotado, na análise estatística, foi de cx = 0,05.

Os resultados observados são os que seguem:

a coorte constituiu-se de 323 indivíduos. Cento e oitenta (55,7%) eram do gênero masculino. A média foi 51,1+- 10,1 anos. O IMC foi de 26,8+- 4,4Kg/m2. A carga viral pré- tratamento mediana foi de 645.000 Ul/ml, observando-se que 57% da população estudada apresentava alta carga viral. Houve elevado percentual - 73,9% - de pacientes com fibrose avançada (F3 e F4). Em 33 (10,2%) pacientes o tratamento foi suspenso devido à ocorrência de eventos adversos....(AU)

More related