E-learning: estudo comparativo da apreensão do conhecimento entre enfermeiros
E-learning: a comparative study for learned knowledge among nurses
Publication year: 2006
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de São Paulo - USP to obtain the academic title of Mestre. Leader: Peres, Heloísa Helena Ciqueto
O final do século XX e começo do século XXI caracterizam-se pela revolução tecnológica e mudanças nas organizações, portanto estratégias inovadoras de treinamento e capacitação de recursos humanos, como o e-learning, vem sendo utilizadas para adequação e competitividade no mercado do mundo contemporâneo. Nesta perspectiva, os objetivos deste estudo foram: comparar o conhecimento apreendido entre os grupos de treinandos que utilizaram o e-learning e os que receberam o treinamento presencial e identificar a opinião dos enfermeiros sobre treinamento a distância com uso do computador na enfermagem. A metodologia quantitativa da pesquisa constituiu-se de dois momentos: o primeiro, caracterizou-se de um método experimental verdadeiro, que visa a testar relações de causa e efeito, para a comparação dos treinamentos presenciais e via computador e o segundo momento, constituiu-se de um método exploratório descritivo, que visa descrever e explorar aspectos de uma citação, para identificar a opinião dos enfermeiros sobre treinamento a distância em enfermagem. O local de estudo foi o Hospital e Maternidade São Luiz. A população constituiu-se de 60 enfermeiros do plantão noturno, que foram divididos randomizadamente em dois grupos, denominados A e B para realizarem o treinamento sobre Ferramentas da Qualidade. O grupo A realizou o treinamento presencial e o grupo B, via computador. Na coleta de dados, os participantes preencheram um questionário antes e após otreinamento para avaliação do conhecimento, bem como foram identificados a caracterização da população e a opinião dos enfermeiros sobre treinamento a distância com uso do computador. Os resultados demonstraram que ocorreu a apreensão do conhecimento pelos dois grupos de forma equiparada, permitindo concluir a eficácia dos dois métodos utilizados e evidenciaram que os enfermeiros apresentam opinião favorável à utilização do e-learning, como ferramenta de educação ) continuada em enfermagem. Os resultados desta pesquisa contribuirão para a adoção de novas tecnologias (e-learning) no processo de educação continuada em enfermagem que representará um grande impacto na melhoria da gestão do conhecimento, na qualidade da assistência e na satisfação do atendimento ao cliente, por possibilitar o desenvolvimento de métodos educacionais voltados à capacitação e atualização dos profissionais de saúde.
The end of the century XX and the beginning of the century XXI are marked by the technology revolution and changes in organizations. Thus innovating strategies for human resources training, such as e-learning, have been used for fitting and competitiveness on the contemporary market. From this point of view, this study objects were: comparing the learned knowledge among nurses groups who used e-learning and those who had an traditional classroom training and identifying nurses? opinion about distance training using a computer in the nursing area.