Estratégia Saúde da Família e pessoas com hipertensão e diabetes: redes sociais e longitudinalidade
Publication year: 2019
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade do Estado do Rio de Janeiro to obtain the academic title of Mestre. Leader: David, Helena Maria Scherlowski Leal
Este estudo possui como objeto “as relações entre os profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e sua influência na assistência às linhas de cuidado de hipertensão e diabetes, na perspectiva do cuidado e da longitudinalidade, segundo a ótica da Análise de Redes Sociais”.
Objetivos:
Analisar como se configuram as relações entre os profissionais da ESF quanto à assistência aos usuários com hipertensão e diabetes, segundo a ótica da Análise de Redes Sociais; identificar qual a influência destas relações e posições na perspectiva do cuidado e da longitudinalidade.Metodologia:
Estudo descritivo, com abordagem qualitativa e quantitativa, possuindo como participantes da pesquisa profissionais da equipe de ESF (enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e auxiliares administrativos), tendo como cenário duas Unidades de Saúde da Família (USF) de um município de grande porte localizado na região do Médio Paraíba no Sul, no estado do Rio de Janeiro. As unidades foram codificadas como U1 e U2. Para a coleta dos dados, foi utilizada entrevista semiestruturada mediante roteiro, permitindo respostas em narrativa. Foram entrevistados 12 profissionais da U1 e 09 profissionais da U2, totalizando 21 sujeitos entrevistados. Os dados foram analisados, para o segmento quantitativo, mediante Análise de Redes Sociais (ARS), o qual permite gerar medidas de centralidades dos atores e construção do sociograma, utilizando-se para isto, os softwares Ucinet e Netdraw; para o segmento qualitativo, foi utilizada a Análise de Conteúdo Temático-categorial.Resultados:
A conformação das redes sociais estudadas, interferem diretamente nos resultados da análise destas. Os conceitos de Pierre Bourdieu quanto aos capitais e habitus foram claramente identificados nas redes no campo da atenção básica das USF estudadas. As relações e posições nas redes pesquisadas parecem interferir positivamente quanto à gestão da equipe, no processo de trabalho desta, e nas tentativas quanto à continuidade do cuidado ao usuário com hipertensão e diabetes. Foi visualizada a dificuldade quanto ao cuidado integral ao usuário ao longo da vida, bem quanto ao estabelecimento de vínculo entre profissionais e usuários. O profissional mais citado e com maior valor central em ambas redes foram as médicas das duas equipes; este fato, atrelado a outros que foram discutidos ao longo do estudo, influencia negativamente no cuidado e longitudinalidade à pessoa com hipertensão e diabetes, apontando para a centralidade do modelo biomédico e para um possível retorno à APS seletiva no contexto da realidade estudada.
The aim of this study is "relationships between professionals in the Family Health Care Sector (ESF) and the influence on hypertension and diabetic care given to patients, from the perspective of the longitudinally that the care provides, according to the Social Networks Analysis”.