Publication year: 2020
CONTEXTO:
Conforme classificação da OMS, a COVID-19 é uma pandemia de risco muito alto a nÃvel global. Até o momento não existem terapias especÃficas para a doença, embora diferentes alternativas, incluindo o uso de plasma de pacientes recuperados, estejam em investigação. OBJETIVOS:
Identificar, avaliar sistematicamente e sumarizar as melhores evidências cientÃficas disponÃveis sobre a eficácia e a segurança do uso de plasma de pacientes recuperados para COVID-19. MÉTODOS:
Revisão sistemática rápida (rapid review methodology). RESULTADOS:
Após o processo de seleção, 55 estudos foram incluÃdos: 15 estudos com resultados e 40 estudos clÃnicos em andamento. Os estudos evidenciaram que o plasma de paciente recuperado para tratamento de SARS-CoV-2 resultou em redução de mortalidade, carga viral e tempo de internação hospitalar. Entretanto, estes estudos têm risco de viés moderado a alto e os estudos clÃnicos têm amostra pequena. Estes fatores contribuÃram para que a certeza na evidência fosse muito baixa. CONCLUSÃO:
Esta revisão sistemática rápida identificou 15 estudos com qualidade metodológica baixa a moderada, que avaliaram os efeitos da terapia com plasma de pacientes recuperados para COVID-19. Com base nos achados destes estudos, a eficácia e a segurança do plasma de pacientes recuperados em pacientes com COVID-19 ainda são incertas e seu uso de rotina, para esta situação, não pode ser recomendado, até que resultados de ensaios clÃnicos em andamento possam ser avaliados.(AU)