Uso das práticas integrativas e complementares em saúde durante a pandemia do COVID-19: Plantas medicinais e fitoterápicos
Use of integrative and complementary health practices during the COVID-19 pandemic: Medicinal plants and herbal medicines

Publication year: 2020

Este protocolo de recomendações foi elaborado para sistematizar as informações sobre o uso racional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos para o enfrentamento do novo corona vírus SARS-CoV2 e da doença por ele causada (COVID-19) por parte do Comitê Temático de Produtos Naturais do Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa - CABSIn. Este documento visa fornecer instrumentos de intervenção para os profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde, de Média e Alta Complexidade e para os gestores, quanto à saúde mental e emocional, sintomas respiratórios e estímulo ao sistema imunológico de indivíduos acometidos ou não pelo corona vírus.

As plantas medicinais e fitoterápicos listados neste material foram selecionados dos seguintes documentos oficiais brasileiros:

Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira, Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira – Primeiro Suplemento e Memento Fitoterápico da Farmacopeia Brasileira. Os Formulários oficializam as formulações e padronizam as preparações em todo o território nacional. O Memento visa orientar a prescrição de plantas medicinais e fitoterápicos, uma vez que as monografias possuem evidências cientificas capazes de nortear a conduta terapêutica do profissional prescritor. Desta forma, neste protocolo incluímos plantas medicinais e seus fitoterápicos com eficácia e segurança para o tratamento de doenças respiratórias (gripes e resfriados); ativação do sistema imunológico e as que auxiliam na melhora da saúde mental, três eixos que exigem a ação profissional nesse momento de pandemia. As formas farmacêuticas apresentadas poderão ser manipuladas conforme orientações colhidas dos Formulários de Fitoterapia ou adquiridos como medicamentos industrializados.

More related