A implantação do teste rápido humano de leishmaniose visceral nas unidades básica de saúde dos municípios pertencentes a VII região de saúde de Pernambuco

Publication year: 2017
Theses and dissertations in Portugués presented to the Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco to obtain the academic title of Mestre. Leader: Magalhães, Maria Auxiliadora de Sá

Introdução:

a leishmaniose visceral é considerada uma endemia rural, atualmente com grande expansão para zona urbana. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a Leishmania está entre as 06 endemias consideradas prioritária no mundo, afetando, sobretudo, as pessoas que vivem em situação de maior vulnerabilidade social.

Objetivo:

implantar o teste rápido humano de leishmaniose visceral nas unidades básicas de saúde dos 07 municípios da VII região de saúde de Pernambuco.

Método:

será desenvolvido um projeto de intervenção, para profissionais enfermeiros da estratégia de saúde da família dos municípios de Belém de São Francisco, Cedro, Mirandiba, Salgueiro, Serrita, Terra Nova e Verdejante. O projeto acontecerá no período de fevereiro a julho de 2018, na cidade de Salgueiro e nas unidades básicas de saúde dos municípios participantes, através de capacitação teórica e prática sobre a realização do teste rápido humano de leishmaniose visceral, além do processo de monitoramento e avaliação.

Resultados:

espera-se implantar o teste rápido humano de leishmaniose visceral em no mínimo 40 unidades básicas de saúde dos 07 municípios da VII região de saúde de Pernambuco e tornar profissionais enfermeiros da estratégia de saúde da família aptos a realizar o teste.(AU)

More related