O impacto da doença de Alzheimer na sexualidade do casal
El impacto de la enfermedad de Alzheimer en la sexualidad de la pareja

Publication year: 2014
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal da Bahia to obtain the academic title of Mestre. Leader: Menezes, Tânia Maria de Oliva

O processo de envelhecimento da população brasileira torna-a vulnerável a diversas doenças crônicas características desta faixa etária. Dentre estas, a demência é uma das mais importantes causas de morbimortalidade. A Doença de Alzheimer é a principal responsável pelo declínio cognitivo em indivíduos dessa faixa etária, e é responsável pela maioria dos casos de demência. A maior parte do apoio a esses idosos com Alzheimer é proporcionada por familiares, mais especificamente, o cônjuge. Assim, no intuito de compreender a sexualidade do casal, quando um dos cônjuges tem Alzheimer, ou como se readaptaram as funções de cada um após o diagnóstico da doença, traçou-se o seguinte objetivo: Analisar o impacto da Doença de Alzheimer na sexualidade do casal. Tratou-se de estudo de abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo. Foram identificados oito cônjuges que tem seu companheiro (a) no cadastro de medicação de alto custo para doença de Alzheimer na 13ª Diretoria Regional de Saúde, no município de Jequié/BA. A coleta dos depoimentos foi realizada entre maio e julho de 2014, por meio da técnica de entrevista semiestruturada, a partir de um roteiro pré-elaborado. Utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin como técnica de análise sistemática e objetiva de descrição dos conteúdos das entrevistas para categorização dos dados. Os resultados foram desenvolvidos a partir das categorias que implicaram em dois manuscritos.

O primeiro:

“A doença de Alzheimer e a sexualidade do casal” em que os depoimentos obtidos revelaram falta de conhecimento acerca do termo “sexualidade”, bem como a vergonha de falar sobre o tema. A sexualidade também esteve presente na vida de alguns e foi totalmente extirpada da vida de outros.

Já o segundo manuscrito:

“Fé como suporte no cotidiano de cônjuges de idosos com doença de Alzheimer”. Ao se analisar esse percurso vivenciado pelo cônjuge ao cuidar de seu parceiro (a) com DA identificamos que muitos deles utilizam a fé em Deus como suporte no cotidiano desse cuidado, pois o impacto que a DA exerce sobre ele é significativo. Conclui-se que existem aspectos positivos e negativos no impacto que o Alzheimer causa na sexualidade do casal, o que torna essa população vulnerável às mais diversas situações de conflito consigo mesmo e em sua relação conjugal. Diante desse cenário, pode-se observar que a solução encontrada pela maioria dos cônjuges é o amparo em sua fé para enfrentamento e compreensões necessárias para vivenciar melhor a experiência de cuidar de seu parceiro (a) com doença de Alzheimer. Muitos, inclusive, aguardam a cura e solução definitiva para essa doença, que causa tantos impactos em suas vidas. (AU)

More related