Publication year: 2015
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal da Bahia to obtain the academic title of Mestre. Leader: Fernandes, Josicélia Dumêt
O presente estudo teve como objetivo geral analisar a formação de enfermeiras especialistas para a atenção em Saúde Mental (SM) e objetivos específicos: caracterizar os cursos de especialização em saúde mental do município de Salvador; caracterizar as tutoras e preceptores dos cursos; e identificar a aderência dos Projetos Pedagógicos (PP) e da prática docente dos cursos de especialização em Saúde Mental à Política Nacional de Saúde Mental (PNSM). A investigação consistiu em uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa e também documental. Os campos empíricos da pesquisa foram o Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (Com. – HUPES) e três Instituições de Ensino Superior que oferecem cursos de pós-graduação “lato sensu” em SM multiprofissionais.
As fontes de informações do estudo consistiram em:
três tutoras e uma preceptora dos cursos de especialização na modalidade de residência e dois PP disponibilizados pelos coordenadores de dois cursos de especialização públicos, multiprofissionais, na modalidade de residência. A coleta de dados ocorreu em duas etapas:
entrevista semiestruturada com tutoras e preceptora enfermeiras e acesso aos PP dos cursos e foi utilizada a análise de conteúdo proposta por Spink (2004). A análise e discussão dos resultados do estudo foi apresentada em dois momentos:
no primeiro, a caracterização dos cursos de especialização em saúde mental e das tutoras e preceptora dos cursos; no segundo momento, a aderência dos PP dos cursos de especialização em Saúde Mental e da prática docente à PNSM, que foram organizados em duas categorias e duas subcategorias: atuação nos serviços substitutivos da rede de atenção psicossocial, aspectos fundantes para a atuação nos serviços substitutivos; abordagem multiprofissional “versus” interdisciplinar “versus” transdisciplinar; e atuação da enfermeira na equipe multiprofissional e interdisciplinar. Mediante os resultados apresentados, avaliamos que os objetivos do estudo foram alcançados, pois, demonstramos que a formação das enfermeiras especialistas para a atenção em saúde mental realizada pelos cursos de especialização multiprofissionais do município de Salvador adere parcialmente aos objetivos, princípios e diretrizes da PNSM. Todavia, há limites a serem superados no que versa ao núcleo específico da atuação de enfermeiras na atenção em saúde mental, sobretudo, ao papel desempenhado pelas enfermeira enquanto integrante da equipe multiprofissional e interdisciplinar em todos os dispositivos de atenção disponíveis na RAPS.(AU)