Significado da religião/religiosidade para a pessoa idosa
Meaning of religion / religiosity to the Elder
Significado de la religión / religiosidad a la Mayor
Publication year: 2015
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal da Bahia to obtain the academic title of Mestre. Leader: Menezes, Tânia Maria de Oliva
O Brasil vem passando por um processo de transição demográfica, que faz com que a população se torne mais envelhecida. Entretanto, ainda são poucas as políticas públicas voltadas para atender a população idosa. Concerne, ainda, a pessoa idosa não ter oportunidade para o desenvolvimento de atividades de cunho social, cultural, político, bem como de questões relacionadas à sua espiritualidade. Muitos são os benefícios que a religião/religiosidade traz para a vida da pessoa idosa, como superação e conforto em momentos difíceis, o despertar de bons sentimentos, como amor e caridade para com o outro e hábitos de vida mais saudável. Entretanto, o tema ainda é pouco investigado pelos profissionais de saúde. O enfermeiro, como profissional de saúde que possui maior disponibilidade de adentrar no mundo do ser ao qual oferece cuidado, ainda não se sente familiarizado em inserir em sua rotina o atendimento a religião/religiosidade ao ser que recebe seu cuidado, sobretudo, a pessoa idosa, que revela ter grande valor e significado na sua vida. Trata-se de um estudo com abordagem metódica fenomenológica proposta por Martin Heidegger, que objetivou compreender o significado da religião/religiosidade para a pessoa idosa. Fizeram parte do estudo 13 idosas cadastradas em um CSU, na cidade de Salvador/Ba, com idade entre 60 e 84 anos, que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão estabelecidos na pesquisa. A coleta dos depoimentos foi realizada através de entrevista fenomenológica, com a pergunta disparadora sobre como é a religião/religiosidade no dia-adia da pessoa idosa, e teve início após aprovação do projeto no Comitê de Ética da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, sob o protocolo nº433.835/2013. A análise e interpretação dos depoimentos foram realizadas com base nas obras de Martin Heidegger, e deu-se em dois momentos: o momento compreensivo e a hermenêutica.