Implantação do matriciamento em saúde mental na atenção básica do município de Toritama-PE

Publication year: 2017
Theses and dissertations in Portugués presented to the Governo do Estado de Pernambuco. Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco. Escola de Saúde Pública de Pernambuco to obtain the academic title of Especialista. Leader: Mello, Lívia Milena Barbosa de Deus e

O presente artigo aborda os caminhos de implantação do matriciamento em saúde mental na atenção básica no município de Toritama-PE, considerando-o como uma prática onde profissionais especialistas oferecem suporte técnico-pedagógico às equipes de saúde da família, além de retaguarda para melhoria do cuidado nos territórios. Objetiva intervenção objetivou implantar o matriciamento em saúde mental na atenção primária do município de Toritama-PE.

Metodologia:

A intervenção compreendeu encontros semanais nas Unidades de Saúde da Família, sendo quatro encontros por equipe.

Resultados:

Os encontros tiveram os seguintes objetivos: 1º Encontro- Reconhecimento do território e identificação dos casos com necessidades de cuidado em saúde mental; 2º Encontro- Compartilhamento do cuidado entre as equipes de saúde da família e a equipe de retaguarda; 3º Encontro- Planejamento conjunto das intervenções e apoio assistencial; 4º Encontro- Desenvolvimento de conjunto de dispositivos de cuidado no território.

Discussão:

Conclusão: Conclui-se que o matriciamento em saúde mental é uma importante estratégia para o cuidado à pessoa em sofrimento psíquico no território, bem como possibilita novos caminhos para a construção de um novo modelo de atenção a saúde mental na atenção básica.(AU)

More related