A música na promoção do cuidado humanizado na Unidade de Terapia Intensiva
The music in the promotion of humanized careinintensive care unit

Publication year: 2011
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal da Bahia to obtain the academic title of Mestre. Leader: Sadigursky, Dora

O objetivo desse estudo foi apreender a contribuição da música na promoção do cuidado humanizado ao paciente na UTI e analisar a contribuição atribuída pelo paciente, sobre o uso da música na promoção do cuidado humanizado na UTI. A pesquisa foi do tipo exploratória e descritiva, com uma abordagem qualitativa, realizada em duas UTIs de um hospital público de ensino de Salvador, com 10 pacientes críticos, conscientes e orientados, internados há no mínimo 24h. Foi utilizado um roteiro de entrevista semi-estruturado e a observação não-participante e constou de três momentos, o primeiro foi uma aproximação inicial onde foi perguntado sobre questões relativas à percepção do ambiente (UTI), sensações sobre o momento da internação e as músicas de preferência; o segundo constou da aplicação das músicas, enquanto foram observadas expressões faciais e corporais e o terceiro momento foi realizada a entrevista final sobre as sensações após escutar a música na UTI e as melhorias para si e para o ambiente. As entrevistas foram analisadas através da análise temática de Bardin. Os resultados demonstraram que a maioria acha o ambiente da UTI, bom, ótimo, o melhor possível porque tem profissionais competentes, educados que os tratam bem e tem aparelhagem tecnológica excelente. No entanto, outros consideram a UTI um lugar de recuperação e isolamento, sentem-se desconfortáveis por estarem longe de casa e da família. É assustador, devido a movimentação, gente dando ataque, muita aparelhagem, falta distração e o horário de visita é restrito. Estar na UTI, além de sentirem-se solitários, tristes e saudosos de casa e diferente porque saem da rotina, ficam aflitos, sentem dor e preocupação. Após as sessões de música as respostas obtidas das entrevistas e das observações foram de alegria, bom humor, relaxamento e rubor, tranqüilidade, assobios, balanço da cabeça e mãos com ritmo, olhos marejados, choro, sorrisos, fechamento dos olhos e sonolência. A experiência de ouvir música na UTI foi expressa como ótimo/maravilhoso, descontrai e relaxa, refrigera a alma e traz saudades. Os benefícios para si com o uso da música na UTI foram, que traz recordação; traz coisas boas; relaxa, acalma, distrai, anima e faz esquecer os problemas.

Os benefícios para a UTI com a aplicação da música evidenciou que é:

válido, bom, ótimo, edifica, importante e aprovam a idéia. Concluí que a aplicação da música contribuiu para uma melhor adaptação à UTI, tornando-a mais leve, agradável e confortável para os pacientes, promovendo a humanização do cuidado, e que pode se tornar uma prática freqüente no ambiente da UTI.(AU)

More related