Avaliação dos materiais educativos utilizados nas ações das semanas de mobilização contra a febre maculosa brasileira da região metropolitana de São Paulo no período de 2017 a 2019

Publication year: 2021

A Febre Maculosa Brasileira (FMB) é uma Doença de notificação compulsória, causa pela bactéria Rickettsia rickettsi, sendo transmitida por carrapato da espécie Amblyomma. É doença aguda, com curso variável, que pode ocorrer com formas leves ou graves, com alta taxa de letalidade. A dificuldade no diagnóstico oportuno por deficiência no atendimento e ausência de esclarecimentos da população em áreas de transmissão, pode ser a causa da alta letalidade. O objetivo do estudo foi avaliar os materiais das campanhas de mobilização deste tema nos anos de 2017 a 2019, na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), área de relevância epidemiológica para FMB. A expectativa do estudo foi de ampliar o potencial educativo das campanhas direcionadas ao tema. O campo da pesquisa qualitativa utilizado para a avaliação dos materiais utilizou o método de Rubrica, que permitiu a avaliação dos materiais utilizados nas campanhas onde foi possível, identificar, classificar, pontuar e analisar os elementos identificados.

Foram observados vários aspectos:

público, conteúdo, cor, som, imagem, diagramação e o posicionamento profissional e ético dos conteúdos. Os critérios de classificação consideraram o grau de satisfação (insatisfatório, parcialmente satisfatório, satisfatório e excepcionalmente satisfatório). O método de avaliação por Rubrica mostrou-se adequado aos elementos avaliados, demonstrando resultados onde grande parte dos materiais foram considerados satisfatórios. Indicaram ainda que não houve material classificado como insatisfatório. Sugere-se que isto ocorreu em razão do envolvimento de profissionais de saúde na elaboração de conteúdos e materiais. Os resultados contribuíram para possível redirecionamento das campanhas de mobilização sobre a FMB na RMSP e poderão ser estendidas para avaliação de outros materiais educativos envolvidos em outras campanhas sobre outros temas de saúde. Faz-se necessário uma ponderação e adequação dos materiais técnicos visando a apropriação de informações e recomendações por parte da população, uma vez que especialistas afirmam que os anúncios com um fraco apelo visual e de conteúdos técnicos não atingem bons resultados de apreensão da informação.

More related