Marcadores de adesão ao tratamento da tuberculose: uma proposta para a atenção primária à saúde
Adherence markers concerning tuberculosis treatment: a proposal to primary health care
Publication year: 2012
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de São Paulo - USP to obtain the academic title of Doutor. Leader: Bertolozzi, Maria Rita
Considerando a importância da adesão ao tratamento para o controle da tuberculose (TB) e para a Enfermagem e a necessidade de dispor de elementos que identifiquem a vulnerabilidade de pacientes à não adesão, o estudo objetivou propor marcadores de adesão ao tratamento para serem adotados no âmbito da Atenção Primária à Saúde.
Metodologia:
estudo de desenvolvimento metodológico, de abordagem quanti-qualitativa, pautado na Teoria de Determinação Social do Processo Saúde-Doença e no conceito de adesão ao tratamento, proposto por Bertolozzi. Instrumento, cujos marcadores eram decorrentes de estudos do Grupo de Pesquisa do CNPq: Vulnerabilidades, adesão e necessidades em Saúde Coletiva, foi validado, por meio do índice de Validação de Conteúdo por especialistas e por revisão de literatura para complementar os marcadores propostos. Após aprovação por comitê de ética em pesquisa, o instrumento foi aplicado junto a 89 pacientes com tuberculose, matriculados em Unidades Básicas de Saúde da Região Centro-Oeste do Município de São Paulo, nos primeiros 30 dias e no período entre 90 a 140 dias de tratamento, de 2010 a 2012. À cada resposta dos pacientes correspondiam escores com os valores de 1-3, que configuravam desde menor até maior potencialidade para a adesão ao tratamento. A confiabilidade e a validade dos marcadores foram verificadas por meio de testes estatísticos.Resultados:
os conceitos atribuídos aos marcadores, pelos especialistas, apresentaram índice de Validade de Conteúdo foi de 86,7%. Na primeira etapa da coleta de dados, os pacientes tiveram média de escore total de 76,5 (59 88). A segunda etapa da coleta de dados foi realizada com 59 pacientes, e a média de escore total foi de 80,4 (66 92).Os marcadores com mudanças significativas para melhor escore da primeira à segunda etapa foram:
conhecer a causa da TB (p=0,002);impacto da doença na vida (p=0,007) e no trabalho (p<0,001); dificuldade no tratamento em relação à medicação (p<0,001); opinião sobre a evolução da doença durante o tratamento (p<0,001); apoio familiar (p<0,001) e ter recebido visita domiciliária durante o tratamento (p<0,001). Na análise univariada identificou-se seis marcadores com valor significativo, sendo que três permaneceram significativos após análise de regressão logística: situação empregatícia (p=0,0016), uso de droga (p=0,0282) e reação indiferente ao diagnóstico (p=0,0065), os quais explicariam em 92,3% a adesão ao tratamento. A análise de confiabilidade e validade, pelo método de Componentes Principais de rotação de Varimax, resultou em sete marcadores, divididos em três dimensões, com consistência interna (Alfa Cronbach): Vida e contexto familiar (α=0,796), Trabalho e processo saúde-doença (α=0,645) e Apoio no contexto do serviço de saúde (α=0,645) e Apoio no contexto do serviço de saúde (α=0,601). A alfa total foi de α=0,706; 91,7% de sensibilidade, 64,0% de especificidade e área de curva ROC: 79,8%.Conclusão:
a proposição de instrumento com tais marcadores é inédita e mostrou-se confiável para medir a adesão ao tratamento dos doentes com TB.
Considering the importance of the adherence to the treatment in order to control tuberculosis (TB) and to Nursing and the need to have available instruments to identify the vulnerability to the non-adherence, this thesis aimed to validate an instrument containing adherence markers to the treatment to be adopted in the Primary Health Care.