Identificação de novos antagonistas para receptores purinérgicos P2

Publication year: 2019
Theses and dissertations in Portugués presented to the Instituto Oswaldo Cruz to obtain the academic title of Doutor. Leader: Alves, Luiz Anastacio

Os receptores purinérgicos P2 são receptores expressos na membrana plasmática de diversos tipos celulares humanos, nos quais exercem importantes funções fisiológicas . Eles são divididos em duas classes, de acordo com a estrutura apresentad a . A classe P2X comp reende os subtipos de receptores ionotrópicos que são ativados fisiologicamente pelo ATP. Dentre os receptores P2X, o P2X7 destaca se por suas funções associadas à dor e à inflamação. Já a classe P2Y compreende os subtipos de receptores metabotrópicos, os quais são ativados por diferentes nucleotídeos extracelulares. Nes s a última classe, o subtipo P2Y2 destaca se p elos seus papeis desempenhados na inflamação e no câncer, enquanto o P 2Y4 se sobressai pela escassez de informações acerca de suas funções fisiol ógicas devido a limitações de caráter farmacológico . Apesar de serem considerados importantes alvos terapêuticos , ainda não existe m fármacos com atuação sobre ess es receptores que sejam aprovados para uso clínico , o que encoraja a busca por novas moléculas com atividade antagonista. Ness e contexto, o objetivo des t e estudo foi identificar novos antagonistas para receptores P2 (P2X7, P2Y2 e P2Y4) e averiguar se eles exercem algum papel n a atenuação da dor e inflamação Na primeira part e dess e trabalho foi identificada a atividade antagonista d o extrato galhos de Joannesia princeps Vell. após a realização de uma mini campanha de triagem. Utilizando a técnica de mensuração de cálcio intracelular, foi demonstrado que esse extrato foi capaz de inibir a mobiliza ção de cálcio induzida por UTP de forma concentração dependente, sendo que esse efeito não foi provocado por citotoxicidade ou fenômeno quenching. (AU)
Além disso, esse extrato também foi capaz de inibir parcialmente a mobilização de cálcio induzida por UDP . Co m isso , os resultados sugerem uma possível seletividade quanto à ação antagonista desse extrato sobre os receptores P2Y ativados por nucleotídeos derivados da uridina. Enquanto isso, na segunda parte do trabalho foi identificada a atividade antagonista d a molécula CS 15 sobre o receptor P2X7 durante a realização de uma mini campanha de triagem . A molécula CS 15 , um triterpeno isolado da planta Clusia studartiana C. M. Vieira & Gomes da Silva foi capaz de inibir a captação do corante YO PRO 1 em ensaios de permeabilização celular de forma concentração dependente e apresentou um IC 50 na faixa de nanomolar. A demais , ess a molécula não demonstrou toxicidade in vitro e ainda foi capaz de aliviar os sintomas de nocicepção em modelo experimental animal. Coletivamen te, os resultados apontam para a descoberta de novos antagonistas para receptores P2 de origem natural , os quais podem contribuir no futuro para o escasso campo da terapia associada aos receptores purinérgicos. (AU)

More related