Desenvolvimento e testagem de gerontecnologia educacional do tipo jogo de tabuleiro para prevenção de quedas em idosos

Publication year: 2021
Theses and dissertations in Portugués presented to the Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará to obtain the academic title of Mestre. Leader: Coutinho, Janaína Fonseca Victor

Objetivou-se desenvolver e testar gerontecnologia educacional do tipo jogo de tabuleiro para prevenção de quedas em idosos. Estudo exploratório, descritivo realizado em quatro etapas: (I) Aproximação com o tema através de revisão integrativa e estudos sobre quedas e jogos; (II) desenvolvimento da gerontecnologia segundo os elementos do design de jogos (narrativa, mecânica, estética e tecnologia) e utilização dos componentes experiências individuais, sentimentos e conhecimentos acerca do comportamento específico e resultado esperado do Modelo de Promoção da Saúde de Nola Pender; (III) Avaliação por especialistas; (IV) Testagem com público-alvo. A análise dos dados ocorreu por mensuração da proporção de concordância dos especialistas e idosos considerando Índice de Concordância (IC) maior a 80%. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Ceará, parecer Nº 3.921.131. A aproximação com o tema possibilitou o desenvolvimento do Protótipo 1. Neste, incorporou-se os elementos do design de jogos, a narrativa foi embasada no modelo de promoção da saúde compreendendo aspectos individuais, benefícios e barreiras na adoção de comportamento para prevenção de quedas. Na mecânica, delineou-se objetivos e regras, optou-se por jogo cooperativo, de um a sete jogadores, em que o tabuleiro representa os cômodos de uma casa com riscos de quedas. Construiu-se sete cartas ilustrativas, uma roleta com sete itens, em que cada item corresponde a um cômodo e 17 cartas escritas envolvendo os componentes do modelo de promoção da saúde. Após a identificação dos riscos, o jogador aponta as formas seguras para prevenir quedas, por meio das cartas ilustrativas. A estética abrangeu layout e ilustrações.

A tecnologia envolveu:

tabuleiro (55 x 66 cm), cartas escritas com a forma segura e de risco sobre quedas (10 x 8 cm), pino (5 x 7 cm), roleta (13 x 15 cm) e manual de instrução, constituindo Protótipo 2. Este, foi avaliado por 36 especialistas, 18 (50%) enfermeiros, 13 (36,11%) fisioterapeutas, dois (5,55%) terapeutas ocupacionais e educadores físicos e um (2,77%) engenheiro da computação. O IC foi de 93,22%. Os especialistas sugeriram alterações, tais como: visão superior do tabuleiro, piso, acréscimo de cadeira de balanço, escada, ferramentas, cesto de lixo e varal, resultando no Protótipo 3. Este testado com 31 idosas da comunidade em um centro de convivência, com média de idade de 74,74 anos. O IC foi de 99%.

As sugestões das idosas foram:

trocar imagem de sapato por sandálias e melhorar ilustrações do ventilador e abajour, resultando na versão final, denominado Prev’Quedas. Todavia, devido à pandemia da COVID-19, o jogo não foi testado com número máximo de jogadores e apenas mulheres compareceram para o teste. Destaca-se que a utilização do design de jogos, aplicado de forma pioneira na área da enfermagem, associado ao modelo teórico possibilitou o desenvolvimento de uma gerontecnologia inovadora para prevenção de quedas, podendo gerar impactos importantes na redução desse agravo quando utilizado como ferramenta de educação em saúde e com potencial, ainda, de se tornar um jogo virtual. Sugere se, estudos de intervenção com idosos de ambos os sexos, número máximo de participantes e em diferentes cenários. (AU)

More related