Etividade de intervenções não-farmacológicas no sono e qualidade de vida relacionada à saúde de pacientes com insuficiência cardÃaca
Publication year: 2014
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de São Paulo to obtain the academic title of Mestre. Leader: Cruz, Diná de Almeida Lopes Monteiro da
As alterações do sono estão entre as respostas frequentes que interferem no bem estar das pessoas com insuficiência cardÃaca (IC). Dispor de evidências sobre os efeitos e aplicabilidade de intervenções não farmacológicas para melhorar a qualidade do sono é essencial para as boas práticas em saúde.
Objetivo:
Investigar a exequibilidade de um ECR de intervenções não farmacológicas no sono e qualidade de vida de pacientes com IC e, adicionalmente testar o efeito da terapia de higiene do sono, da fototerapia e da terapia combinada (higiene do sono + fototerapia) no sono em comparação com orientações sobre o manejo da doença.Método:
Trata-se de um piloto de um ensaio clÃnico randomizado cego em que 32 indivÃduos (sexo feminino: 59,4%; idade média: 55,4 (DP=10,4) anos, classe funcional II-III: 90,7%) foram randomizados para três grupos intervenção (Fototerapia, Medidas de Higiene do Sono e Terapia Combinada) e um grupo controle (orientações sobre o manejo da doença e medicações em uso) para testar a efetividade na melhora do sono (Pittsburg Sleep Quality Index) e qualidade de vida relacionada à  saúde (Minessota Living with Heart Failure Questionaire). Os indivÃduos foram avaliados na linha de base e na 4ª, 8ª, 12ª e 24ª semanas de seguimento. As variáveis de desfecho foram analisadas longitudinalmente pela ANOVA para medidas repetidas. Foi realizada análise por intenção de tratamento.Resultados:
Medidas de higiêne do sono e foterapia isoladas ou combinadas entre si e o ensino sobre manejo dos sintomas da doença têm efeito positivo similar no sono e qualidade de vida de pacientes com IC.
Sleep disturbances are common responses that affect well-being of people with heart failure (HF). Available evidence on effects, meaning and feasibility of non-pharmacological interventions to improve sleep are essential for best health care practices.