Desenvolvimento de aplicativo móvel sobre vacinação infantil para pais

Publication year: 2019
Theses and dissertations in Portugués presented to the Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará to obtain the academic title of Mestre. Leader: Guedes, Nirla Gomes

Diante do potencial uso de aplicativos na saúde, das alterações constantes no calendário vacinal e da necessidade de aumento da adesão às vacinas infantis, este estudo teve como objetivo desenvolver e avaliar um aplicativo móvel sobre vacinação infantil para pais. Tratouse de uma pesquisa metodológica, de produção tecnológica, envolvendo construção e avaliação. A primeira foi desenvolvida no período de fevereiro/2018 a março/2019, em quatro etapas: Modelagem, sendo realizado o planejamento do aplicativo e o levantamento de aplicativos nas plataformas virtuais Android e iOS; Projeto de navegação, definição da estrutura do aplicativo e a primeira prototipação; Design abstrato da interface, em que foi aplicada a nova identidade visual do aplicativo, logomarca e definição do nome; Implementação, em que se concretizou o aplicativo com a versão para ser avaliada. Foram 71 APKs de versões release teste até chegar a versão final do PROimuni, composta de 20 telas, contendo funcionalidades como: cartão vacinal, informações das vacinas, calendário vacinal, geolocalização, perguntas frequentes. Participaram da avaliação, 22 juízes enfermeiros, 9 juízes da Tecnologias da Informação e Comunicação que utilizaram instrumentos, contemplando categorias como: objetivos, conteúdo, apresentação, instalação, funcionalidade, usabilidade, interface, e interatividade. Além dos juízes, 22 mães avaliaram aspectos como: objetivos, aparência, estrutura, usabilidade, eficiência e interatividade. A coleta de dados ocorreu nos meses de abril a julho de 2019, via online.

Todos os itens dos formulários foram avaliados a partir da escala de Likert:

1) Discordo totalmente; 2) Discordo parcialmente; 3) Indiferente; 4) Concordo parcialmente; 5) Concordo totalmente. Foi criada uma variável dicotômica, considerando-os como adequado (4 e 5) e inadequado (1, 2 e 3). O software foi analisado baseado na proporção de sujeitos que consideraram os itens adequados. Para tanto, foi considerada uma proporção igual ou superior a 0,85 nos intervalos de confiança, obtido através do prop.test, calculado pelo Software R. Em relação à consistência das respostas dos enfermeiros, juízes da tecnologia da informação e comunicação, e público-alvo, obteve-se um alfa de Cronbach de 0,86; 0,96 e 0,91 respectivamente. Na avaliação dos enfermeiros, todos os itens das categorias Objetivo e Conteúdo foram considerados adequados, porém, 14 de 22 juízes avaliaram 1 item como inadequado na categoria Apresentação, com intervalo de confiança (IC) entre 0,40 a 0,81. Quanto à avaliação dos juízes da tecnologia da informação e comunicação, os itens da categoria Objetivo foram adequados, contudo, 3 itens estavam inadequados, sendo 2 da categoria Instalação e Funcionalidade (2.8 - IC de 0,15 a 0,77 e 2.9 - IC de 0,22 a 0,84) e 1 da Usabilidade e Interface (3.12 - IC de 0,09 a 0,69). Todos os itens avaliados pelo público-alvo foram julgados como adequados. Destaca-se que os itens em que o intervalo de confiança não consta a proporção ideal de 0,85 foram recusados, bem como aqueles que foram alvo de sugestões. Acredita-se no potencial desta ferramenta para o gerenciamento vacinal, tendo em vista que o mesmo foi avaliado como adequado pelos participantes do estudo.(AU)

More related