Construção e validação de curso on-line para prevenção do uso indevido de drogas por adolescentes

Publication year: 2018
Theses and dissertations in Portugués presented to the Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará to obtain the academic title of Doutor. Leader: Luna, Izaildo Tavares

O problema do uso e abuso de drogas na adolescência é um desafio para todos que trabalham e buscam ações preventivas em saúde. O adolescente precisa discutir as razões da adoção de um comportamento preventivo e aprender a resistir às pressões, por exemplo, para experimentar drogas. Isto é possível por meio de práticas dialógicas, contextuais e intersetoriais, que podem ser desenvolvidas a partir do uso de Tecnologias de Informação e Comunicação em saúde, uma vez que estes instrumentos tecnológicos fazem parte do cotidiano dos adolescentes. Diante disso, objetivou-se construir e validar um curso on-line voltado para prevenção do uso indevido de drogas na adolescência. Pesquisa metodológica e de validação, desenvolvida de acordo com as etapas de construção de material educativo digital proposto por Falkembach, a qual constou: análise e planejamento, modelagem, implementação, avaliação e manutenção, e distribuição. Após finalização da construção do curso, iniciou-se a fase de validação realizada por 17 juízes nas áreas de adolescente e drogas, nove na área de EaD/AVA Moodle/curso on-line, e por 40 adolescentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE). O estudo obedeceu aos aspectos éticos e legais das pesquisas envolvendo seres humanos, de acordo com o CAAE 60229616.8.0000.5054.

O conteúdo do curso foi dividido em dez aulas que contemplou os seguintes tópicos:

o uso do Moodle; drogas: classificação e efeitos no organismo; fatores de risco quanto ao uso de drogas na adolescência; fatores de proteção contra o uso de drogas na adolescência; experimentação, uso, abuso e dependência de drogas; reflexão sobre o uso pessoal de drogas; prevenção dos problemas relacionados ao uso de drogas; programas ou estratégias na área de drogas; tratamento; legislação brasileira sobre drogas; e a questão das drogas no IFCE. Em relação à validação de aparência e conteúdo pelos juízes, todos os itens obtiveram Índice de Validade de Conteúdo acima de 0,8, o que permite concluir que o material foi validado quanto aos objetivos, à estrutura e apresentação, à relevância, ao ambiente do curso, à funcionalidade, à usabilidade e à eficiência. Na validação dos adolescentes, o curso on-line foi considerado satisfatório com IVC > 0,8 em todos os itens, e que se pode concluir que o curso foi validado quanto à acessibilidade, à usabilidade, à funcionalidade, à estrutura e apresentação, à relevância e ao ambiente. Desta forma, o curso foi avaliado como interessante, relevante, compreensível, atrativo e interativo, contribuindo para o processo de reflexão crítica sobre o uso e abuso de substâncias psicoativas. Conclui-se que o curso on-line pode ser considerado válido para uso com adolescentes, no que se refere à prevenção do uso indevido de drogas, de forma inovadora, possibilitando o desenvolvimento de um processo educacional interativo. Recomenda-se que essa tecnologia seja utilizada como disciplina optativa na modalidade à distância para alunos de cursos técnicos e superiores do IFCE, e também pela equipe da assistência estudantil, vislumbrando prevenir o uso inicial de drogas e incentivar a diminuição do consumo destas na adolescência. (AU)

More related