Adolescência: conhecimento sobre prevenção de IST/HIV/AIDS x letramento em saúde

Publication year: 2017
Theses and dissertations in Portugués presented to the Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará to obtain the academic title of Doutor. Leader: Pinheiro, Patricia Neyva

A adolescência agrega uma dualidade entre a experimentação e o risco. Nota-se como é necessária a realização de estratégias educativas com esse público na busca de minimizar os comportamentos de risco. Nesse contexto, emerge a temática do Letramento em Saúde que aborda se o adolescente tem condições de apreender uma informação sobre área da saúde. Objetivou-se validar o questionário S-TOFLHA para adolescentes escolares; identificar o conhecimento de adolescentes em relação à prevenção de IST/HIV/aids; analisar, por meio do S-TOFLHA, o grau de letramento de adolescentes escolares; e comparar o conhecimento de adolescentes em relação à prevenção de IST/HIV/aids com o seu grau de Letramento em Saúde. Trata-se de um estudo com duas abordagens, sendo a primeira uma pesquisa de desenvolvimento metodológico e a segunda uma abordagem correlacional, que foram divididas em duas fases: a primeira para a validação do teste-piloto e do instrumento S-TOFLHA pelos juízes e a segunda para a aplicação do instrumento validado aos adolescentes juntamente com o questionário que aborda o conhecimento deles em relação à prevenção de IST/HIV/aids. A amostra dos juízes totalizou 22 sujeitos e dos adolescentes do teste-piloto 31 participantes. Já para a segunda etapa, a amostra da pesquisa foi de 408 adolescentes. Os juízes responderam um instrumento que avaliava quanto ao objetivo, à estrutura e à apresentação e relevância de acordo com a escala Likert, sendo calculado o IVC e o índice de confiança (IC). Já para o teste-piloto, foi realizada a seguinte análise estatística: os achados foram avaliados quanto à normalidade através do teste de Shapiro-Wilk, indicando normalidade.

Testes utilizados foram:

coeficiente de correlação de Pearson e pelo T de Student. Já para a análise estatística da segunda parte, foi utilizado o teste de Shapiro-Wilk indicando não-normalidade.

Testes utilizados:

coeficiente de correlação de Spearman, Mann-Whitney e Kruskal-Wallis. Os aspectos éticos foram atendidos, sendo aprovados pelo COMEPE da UFC sob CAAE: 56889816.0.0000.5054. De acordo com os achados obtidos, professor (68,2%) foi a principal ocupação e Enfermagem (27,3 %), a graduação mais prevalente. O principal grau de escolaridade dos juízes era especialista (59,1%), e estes tinham, no mínimo, de 5 a 9 anos de atuação com adolescentes (63,63%). Os domínios de validação foram considerados adequados em relação ao objetivo, à estrutura e apresentação e à relevância de acordo com o IVC obtido (maior que 80% de concordância). O teste-piloto foi considerado relevante e não houve a existência de correlação estatisticamente significante entre a nota do conhecimento sobre IST/HIV/aids e o escore do Letramento em Saúde (r=0,451; p=0,012). Os adolescentes ap (AU)resentaram um adequado grau de Letramento em Saúde (87,4 pontos) e um bom conhecimento sobre IST/HIV/aids (64,7 pontos). Houve correlação e diferença estatisticamente significante entre as variáveis Letramento em Saúde e conhecimento dos adolescentes sobre prevenção de IST/HIV/aids (r=0.470; p<0,001). Conclui-se que o S-TOFLHA foi validado aos adolescentes. Os adolescentes apresentaram um adequado grau de Letramento em Saúde e um bom conhecimento sobre IST/HIV/aids. Quanto maior o Letramento em Saúde, maior o conhecimento do adolescente no que se refere à prevenção de IST/HIV/aids.

More related