Assinatura imunoistoquíca das células mioepiteliais em neoplasias benignas de glândulas salivares
Immunohistochemical signature of myoepithelial cells in benign neoplasms of salivary glands
Publication year: 2018
Theses and dissertations in Portugués presented to the Fundação Antônio Prudente to obtain the academic title of Doutor. Leader: Camillo, Cláudia Malheiros Coutinho
Os tumores de glândulas salivares compreendem um grupo heterogêneo de lesões, apresentando diferentes características histológicas e comportamento clínico diverso.
A grande variação no padrão histológico das lesões benignas de glândulas salivares muitas vezes é atribuída à presença de células mioepiteliais que apresentam padrões distintos em cada neoplasia:
o mioepitelioma (M) é composto predominantemente por células mioepiteliais, o adenoma de células basais (ACB) é composto predominantemente por células epiteliais e o adenoma pleomórfico (AP) composto por variações de células mioepiteliais e epiteliais. O objetivo desse trabalho foi avaliar a expressão de um painel de proteínas do citoesqueleto (citoceratina 14 (CK14), vimentina, actina de músculo liso (AML), calponina e caldesmon), da matriz extracelular (colágeno) e proteína PLAG1, em neoplasias benignas das glândulas salivares por meio de técnica imunoistoquímica. Para tanto foram selecionadas 28 amostras de AP, 3 de M, 5 de ACB e 3 amostras de glândulas salivares histologicamente normais. A proteína CK14 foi predominantemente expressa no adenoma pleomórfico e adenoma de células basais. A AML foi expressa em todos os casos de adenoma pleomórfico e sua expressão foi menos frequente no adenoma de células basais e mioepitelioma. Caldesmon e vimentina foram expressas em todos os casos de AP, M e ACB. A proteína calponina foi expressa em todos os casos de mioepitelioma e adenoma de células basais e frequentemente positiva no adenoma pleomórfico. Colágeno tipo IV foi raramente expresso nos casos de adenoma pleomórfico e no adenoma de células basais. PLAG1 foi expressa na maioria dos tumores. Utilizando análise de clusterização hierárquica não foi possível classificar os diferentes tumores benignos de glândula salivar. A análise estatística demonstrou que a AML é mais expressa em adenoma pleomórfico e que existe uma associação entre a expressão das proteínas calponina e PLAG1. Nossos resultados sugerem que o mioepitelioma, adenoma pleomórfico e adenoma de células basais representam espectros histológicos de um mesmo tumor
Salivary gland tumors comprise a heterogeneous group of lesions, presenting different histological characteristics and diverse clinical behavior.