Publication year: 2017
Introdução:
Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) são tecnologias em saúde que estabelecem as linhas de cuidado por agravo, no âmbito do Sistema Único de Saúde. Apesar de a utilização de diretrizes clínicas impactar positivamente nos desfechos em saúde, há pouco conhecimento sobre a adesão dos médicos a estas e sobre os fatores que influenciam na sua efetiva implementação à prática médica, no Brasil. Objetivos:
Avaliar a adesão dos médicos ao PCDT para a Doença de Parkinson (PCDT-DP) em sua prática diária e investigar a percepção quanto ao protocolo; as barreiras à sua utilização e as estratégias de implementação preferidas, na visão do prescritor. Metodologia:
Foi realizada pesquisa quantitativa transversal, de março a setembro de 2016. Para avaliar a adesão do médico prescritor aos critérios e recomendações do PCDT-DP foram utilizados dois métodos distintos: (1) análise dos documentos e informações que compõem as solicitações administrativas de medicamentos para DP, encaminhadas à Assistência Farmacêutica da Secretaria estadual da Saúde do Rio Grande do Sul (AF/SES/RS) e (2) levantamento por questionário estruturado para avaliar a percepção do médico prescritor quanto ao protocolo, barreiras à sua utilização e estratégias preferidas para sua implementação...(AU)